loading

Taça de Portugal: Benfica e União de Leira em confronto de «primeira»

O Benfica e a União de Leiria vão protagonizar um dos dois jogos de ''primeira'' na quinta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ditou hoje o sorteio que colocou o Santa Clara no caminho do ''tomba-gigantes'' Atlético.

Além dos jogos da Luz e da Tapadinha, onde joga o ''carrasco'' do FC Porto, o programa hoje composto na sede da Federação Portuguesa de Futebol propõe ainda a recepção do Sporting ao Rio Ave (Liga de Honra) e mais um confronto entre duas equipas da Liga, Estrela da Amadora e Naval 1º de Maio, que jogarão na Reboleira.

Depois de ter goleado o ''secundário'' Oliveira do Bairro (5-0) na ronda anterior, o Benfica terá tarefa teoricamente mais difícil na eliminatória de 21 de Janeiro, embora o único embate da época com a equipa do Lis tenha sido claramente favorável aos ''encarnados''.

Na deslocação a Leiria, na sexta jornada da Liga, a equipa de Fernando Santos, terceiro no campeonato, goleou por 4-0 o conjunto de Domingos Paciência, sexto, que na ronda de domingo foi a Paços de ferreira vencer por 2-1.

O Atlético, histórico de Lisboa agora na II Divisão, que se assumiu como grande sensação da Taça ao eliminar o FC Porto, detentor do troféu, com uma vitória no Dragão por 2-1, recebe agora os açorianos do Santa Clara, terceiros da Honra e candidatos à subida.

Também na luta pelo regresso ao escalão maior, mas em posição inferior (5º), o Rio Ave, isento na eliminatória anterior, vai pôr à prova o Sporting, que cumpriu a ''obrigação'' de vencer o União da Madeira (II), no Funchal, ainda no ano passado.

O Estrela da Amadora e a Naval 1º de Maio reeditam no Estádio José Gomes, na Reboleira, o jogo da primeira jornada a Liga, disputado na Figueira da Foz e com desfecho favorável aos locais (2-0), que entraram no campeonato bem melhor que os ''estrelistas''.

No reencontro, a tendência é oposta, já que os ''tricolores'', embora ainda num desconfortável 12º posto, dão fortes sinais de recuperação, e os navalistas, que já ocuparam a terceira posição, não vencem há sete jornadas e seguem em oitavo.

Depois de ter eliminado o Marítimo, vencendo em casa por 1-0, o Penafiel terá nova equipa madeirense pela frente, o Nacional, mas desta vez a equipa do segundo escalão tem de deslocar-se ao Funchal.

O sorteio, que isentou o Bragança, da II divisão, e o colocou já na sexta eliminatória, ditou a deslocação da inconstante Académica ao terreno do Leixões, líder da Liga de Honra, depois de ter afastado em casa o Vitória de Setúbal (2-1), finalista vencido do ano passado.

Para o Belenenses, que saiu de Paredes (II) com uma sua vitória no prolongamento (4-2) está reservada nova viagem às bandas do Porto, desta vez para defrontar o Gondomar (Honra), enquanto o Boavista e o Sporting de Braga têm tarefas ''caseiras'' aparentemente menos complicada, frente a Penalva do Castelo (II) e Pontassolense (II), respectivamente.

O Beira-Mar ''lanterna vermelha'' da Liga será testado em casa pelo líder da Série D da II Divisão, o Louletano, ao passo que o Aves, penúltimo, visita ao Maia (II), graças ao sorteio que ditou dois confrontos entre equipas de segunda, Odivelas-Mafra e Pinhalnovense- Camacha.

Destaque ainda para o destino do Sertanense, único sobrevivente da III Divisão entre as 31 equipas em prova, que vai procurar causar surpresa no campo do Varzim, 12º da Liga de Honra.

Resultado do sorteio:

Nacional (L) - Penafiel (LH).

Atlético (II) - Santa Clara (LH).

Beira-Mar (L) - Louletano (II).

Leixões (LH) - Académica (L).

Estrela da Amadora (L) - Naval (L).

Boavista (L) - Penalva do Castelo (II).

Odivelas (II) - Mafra (II).

Gondomar (LH) - Belenenses (L).

Sporting (L) - Rio Ave (LH).

Maia (II) - Desportivo das Aves (L).

Sporting de Braga (L) - Pontassolense (II).

Benfica (L) - União de Leiria (L).

Varzim (LH) - Sertanense (III).

Pinhalnovense (II) - Camacha (II).

Isento: Bragança (II).

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?