loading

Crónica: Golo solitário de Jimenez garante triunfo ‘suado’ do Benfica

Um golo solitário de Raul Jimenez, aos 73 minutos, permitiu hoje ao Benfica vencer o Rio Ave, em partida da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Crónica: Golo solitário de Jimenez garante triunfo ‘suado’ do Benfica

Os ‘encarnados' tiveram de se aplicar a fundo para dobrar um Rio Ave aguerrido, que resistiu ao maior volume de jogo do adversário até ao minuto 73, altura em que o avançado mexicano, vindo do banco, desequilibrou a partida com o tento decisivo.

Com este resultado, o Benfica recupera a liderança da Liga, terminado a jornada com a vantagem de dois pontos para o segundo classificado Sporting, com que tinha entrado para esta ronda.

Já o Rio Ave sofreu um revés na sua luta pela Liga Europa e, embora mantendo o sexto lugar que lhe garante a qualificação para a prova da UEFA, viu o perseguidor Paços de Ferreira (7.º classificado) encurtar a desvantagem para um ponto.

Sabendo da importância dos pontos em disputa, as duas equipas protagonizaram um início de jogo muito físico, com fortes batalhas no centro do terreno na tentativa de encontrarem caminhos para as balizas.

O Benfica acabou por esboçar o primeiro lance de perigo, num cabeceamento de Jardel, logo aos dois minutos, que Pedrinho afastou em cima da linha de golo.

O Rio Ave fazia do voluntarismo do seu conjunto a maior arma para travar um progressivo crescendo do adversário, espreitando o contra-ataque para manter a defesa do Benfica em alerta.

Um par de remates de Edimar, de livre, e de Kuca, após combinação com Pedro Moreira, espelharam o atrevimento dos locais, perante um Benfica que, na resposta, sentia dificuldade para abrir brechas na defesa vila-condense.

Gaitan, já depois da meia-hora, ainda encontrou um pequeno espaço para rematar, de primeira, mas, sem a pontaria necessária para incomodar Cássio, que teve 45 minutos de pouco trabalho.

O intervalo devolveu, novamente, uma partida em altas rotações, com o Benfica a assumir a iniciativa, e a criar alguns calafrios à defesa casa.

Gaitan, aos 54, e Jonas, no minuto seguinte, conseguiram aproveitar ressaltos para surgirem em boa posição, mas em ambos os casos remataram de forma denunciada para Cássio segurar.

Com as das equipas demasiado compactadas, os técnicos lançaram novos protagonistas para tentar ganhar espaços. Pedro Martins apostou em Hélder Postiga e Kayembé e Rui Vitória lançou Sálvio e Jiménez.

A mexida do técnico do Benfica viria a revelar-se preciosa, porque cinco minutos após ter entrado em campo, Jimenez mostrou-se decisivo ao inaugurar o marcador.

Após um cruzamento de André Almeida que embateu em André Vilas Boas, e desviou a bola para a barra da baliza do Rio Ave, o avançado mexicano foi astuto e após o ressalto no ferro cabeceou, aos 73, para o 1-0.

O tento acabou por quebrar a garra da formação nortenha, que perante o natural recuo do Benfica viu complicar-se, ainda mais, a tarefa de superar a defesa encarnada, acabando por não conseguir beliscar o triunfo benfiquista, e vendo André Vilas Boas, no último minuto ser expulso.

Programa da jornada

Sexta-feira, 22 de Abril de 2016
Boavista - Belenenses, 1 - 0

Sábado, 23 de Abril de 2016
Académica - FC Porto, 1 - 2
Sporting - U. Madeira, 2 - 0
Paços Ferreira - Sp. Braga, 1 - 0

Domingo, 24 de Abril de 2016
Nacional - Moreirense, 0 - 1
Marítimo - Arouca, 1 - 2
V. Setúbal - Tondela, 0 - 1
V. Guimarães - Estoril, 1 - 1
Rio Ave - Benfica, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?