loading

Liga/Balanço: V. Guimarães falha apuramento europeu em época irregular

O Vitória de Guimarães falhou o objetivo de atingir a Liga Europa, ao terminar a edição 2015/16 da I Liga portuguesa de futebol na 10.ª posição, com 40 pontos, abaixo do quinto lugar da última temporada, com 55.

Liga/Balanço: V. Guimarães falha apuramento europeu em época irregular

Os vimaranenses fizeram uma época irregular, com um mau início, que teve apenas um triunfo nos primeiros 12 jogos oficiais, uma recuperação entre a 11.ª e a 21.ª jornadas, que resultou na subida à quinta posição, e, depois, uma série de 12 jogos sem vencer que ditou a queda para o meio da tabela.

Depois de quatro temporadas com Rui Vitória no ‘leme', a direção liderada por Júlio Mendes recrutou Armando Evangelista, do Vitória B, para orientar a equipa e, em julho de 2015, definiu como objetivos a chegada à fase de grupos da Liga Europa e um novo apuramento europeu.

A primeira meta gorou-se nos primeiros dois jogos da temporada, quando o Vitória ‘caiu' na terceira pré-eliminatória da Liga Europa frente ao Altach, da Áustria, com duas derrotas (2-1 fora e 4-1 em casa).

A má prestação na Europa prolongou-se no início do campeonato e Evangelista demitiu-se após a quinta jornada, quando a turma vitoriana era 13.ª, com seis pontos, sendo substituído no comando técnico por Sérgio Conceição.

O treinador averbou quatro derrotas nos quatro primeiros jogos, incluindo as eliminações da Taça da Liga e da Taça de Portugal, mas, após a paragem de novembro, os vimaranenses somaram, entre a 11.ª e a 21.ª jornadas, um total de 20 pontos, subindo ao quinto posto, com 31.

A primeira vitória desse ciclo, frente ao Boavista, por 2-1, destacou-se pela estreia absoluta de Miguel Silva, guardião de 21 anos que cumpriu os restantes 23 jogos da prova, pela entrada de Otávio, que se assumiu, a partir daí, como ‘motor' criativo da equipa, e pelo regresso aos golos de Henrique Dourado, melhor marcador, com 12, numa época em que o médio Tozé foi a maior deceção, apesar dos 17 jogos realizados.

O empate em Tondela (1-1), na 21.ª jornada, permitiu a subida ao quinto lugar, mas deu também origem à série de 12 jogos sem triunfos, a segunda pior da história do clube, a par de 1970/71 e apenas atrás de 1943/44 (15), que atirou a equipa para o 10.º lugar final, a pior classificação do clube, em conjunto com 2013/14, desde que subiu à I Liga em 2007/08.

Os vimaranenses continuam sem obter dois apuramentos europeus seguidos desde 1996/97, após uma época em que só alcançaram cinco triunfos em casa e em que a fragilidade defensiva foi notória, com 53 golos sofridos, o pior registo do clube desde 1992/93.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?