loading

Euro-2016: Seleção lusa favorita e com algumas interrogações no 'onze'

Portugal inicia na terça-feira a participação no Euro2016 de futebol, ainda com algumas dúvidas na equipa titular, frente a uma Islândia que vai disputar o seu primeiro jogo numa fase final de uma grande competição.

Euro-2016: Seleção lusa favorita e com algumas interrogações no 'onze'

Em Saint-Étienne, no arranque do Grupo F, a seleção nacional vai entrar em campo com o estatuto de grande favorita, perante uma equipa islandesa que tem como ‘cartão de visita' a campanha que realizou na qualificação para estar em França.

Naquela que será a estreia de Portugal na 13.ª fase final da sua história, muitas dúvidas ainda se levantam no ‘onze' que Fernando Santos vai apresentar, com Rui Patrício na baliza, Pepe na defesa, João Moutinho e João Mário no meio-campo e Cristiano Ronaldo na frente a terem lugar ‘reservado’ no tão falado 4-4-2 do selecionador luso.

Ricardo Carvalho, que deu nas vistas nos jogos de preparação, é o principal favorito a fazer dupla com Pepe no centro da defesa, enquanto Cedric e Raphael Guerreiro parecem ter vencido a luta pelas laterais. Danilo e André Gomes podem fazer companhia a Moutinho e João Mário no meio, enquanto Ricardo Quaresma promete ganhar a luta a Nani no ataque.

No jogo com a Islândia, o estatuto de favorito de Portugal é ainda mais reforçado devido ao histórico de duelos entre as duas seleções, que se encontraram por duas vezes na campanha para o Euro2014.

A formação das ‘quinas' foi a Reiquiavique vencer por 3-1 e repetiu o triunfo no Porto, por 5-3.

Contudo, a campanha que a Islândia realizou para estar no Euro2016 merece especial atenção da seleção nacional, sobretudo o triunfo por 1-0 na Holanda, um resultado que ajudou e muito à eliminação da ‘laranja mecânica'.

A Islândia foi segunda classificada do Grupo A e qualificou-se diretamente para o torneio que está a decorrer em França, ficado à frente não só da Holanda mas também da Turquia, que acabou por garantir acesso via ‘play-off'. Na frente terminou a República Checa.

Será a primeira vez dos islandeses, mas no banco vão ter o sueco Lars Lagerback, que vai somar a sua quarta presença em Europeus, um recorde na história da competição.

Gylfi Sigurdsson e Kolbeinn Sigthorsson são as grandes ‘estrelas' da Islândia, uma seleção que conta ainda com Eidur Gudjohnsen, o melhor de todos os tempos deste país. Aos 37 anos, o avançado atua agora no Molde, da Noruega, mas no passado cumpriu várias temporadas em clubes como o Chelsea e FC Barcelona.

O Portugal-Islândia, que marca o arranque da seleção nacional no Euro2016, está agendado para terça-feira, pelas 21:00 (20:00 em Lisboa), em Saint-Etienne, e será arbitrado pelo turco Cüneyt Çakir.

Programa da jornada

Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França - Roménia, 2 - 1

Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia - Suíça, 0 - 1
País de Gales - Eslováquia, 2 - 1
Inglaterra - Rússia, 1 - 1

Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia - Croácia, 0 - 1
Polónia - Irlanda do Norte, 1 - 0
Alemanha - Ucrânia, 2 - 0

Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha - Chéquia, 1 - 0
Rep. Irlanda - Suécia, 1 - 1
Bélgica - Itália, 0 - 2

Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria - Hungria, 0 - 2
Portugal - Islândia, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?