loading

Rio-2016: Rui Jorge espera fortalecer grupo após dificuldade nos convocados

O selecionador olímpico de futebol de Portugal, Rui Jorge, considerou hoje que o importante é fortalecer o grupo de trabalho depois das dificuldades em fazer a convocatória, da qual Nuno Santos saiu devido a uma decisão pessoal.

Rio-2016: Rui Jorge espera fortalecer grupo após dificuldade nos convocados

"Dialogámos com os clubes para irmos o mais forte possível para os Jogos Olímpicos. Providenciámos esforços nesse sentido e o resultado é este. Partindo do princípio que a normativa FIFA seria a que impera, fomos à procura dos melhores. A convocatória está feita e tenho 18 jogadores mais quatro e, a partir de agora, é focar em tudo o que podemos fazer para ir o mais forte possível, treinar bem e tentar ser uma equipa forte", afirmou Rui Jorge aos jornalistas antes de mais um treino na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Depois de uma conversa informal com os jornalistas, o selecionador abordou também o caso de Nuno Santos, que foi substituído por Pité, um dia depois do anúncio da convocatória.

"O Nuno Santos entendeu que não estava em condições para vir, não quis vir aos Jogos, preferiu continuar a sua pré-temporada no clube, deu algumas justificações para essa decisão, uma decisão pessoal e há que respeitar. O 'mister' José Couceiro foi inexcedível com a forma como lidou com as situações, e com a disponibilidade que demonstrou, ele e a direção, mas também não queremos neste espaço ninguém que não queira estar aqui a 100 por cento. É uma decisão do jogador e espero que consiga aquilo que pretende", sublinhou.

O técnico luso mostrou-se compreensivo com as decisões dos clubes, enquanto que, sobre as decisões dos jogadores, tudo serve como método de avaliação.

"Entendo a posição dos clubes, as suas explicações são muitas e diversas, mas não tenho porque ficar aborrecido com eles, têm preferência sobre o jogador face à situação, e em relação aos jogadores, a nível pessoal não ficaria (aborrecido), mas enquanto treinador decisões em função de avaliações que faço, e esta será mais uma para tomar decisões em questões futuras como tudo o resto, desde o comportamento à mesa, avião ou no autocarro. Há coisas que parecem insignificantes, mas têm muito valor", sublinhou.

Apesar dos problemas, Rui Jorge elogiou o comportamento dos atletas que integram o estágio.

"Independentemente do número de jogos, o importante é que se revejam no grupo, no que vamos fazer. As pessoas vão sentir orgulho e não falo de resultados, mas sim pela forma como se vão aplicar e dignificar a camisola. Os jogadores surgiram em fases distintas, mas todos com grande vontade e excelente comportamento. O mais importante é que tenham grande vontade de representar Portugal. Farão tudo para treinar e jogar para sair de lá com a cabeça bem erguida", disse.

Portugal integra o grupo D do torneio de futebol, defrontando a Argentina na jornada inaugural, a 04 de agosto, medindo forças com as Honduras, a 07, e fecha a fase de grupos frente à Argélia, no dia 10.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Futebol365 365
19-06-2024 · 09:48

"É preciso muita sorte"

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?