loading

Crónica: Sporting assume liderança provisória da Liga ao vencer Estoril

O Sporting, com um 'bis' de Bas Dost e com a estreia de André a marcar, recebeu e venceu hoje o Estoril-Praia por 4-2, em jogo da sexta jornada da I Liga de futebol, assumindo provisoriamente a liderança.

Crónica: Sporting assume liderança provisória da Liga ao vencer Estoril

O holandês Bas Dost, aos 13 e 62 minutos, o uruguaio Coates, aos 59, e o brasileiro André, aos 90+1, foram os autores dos golos 'leoninos', tendo o também brasileiro Bruno Gomes, aos 85 e 90+3, 'bisado' para os estorilistas.

Em relação ao encontro com o Rio Ave - derrota por 3-1 -, o treinador do Sporting, Jorge Jesus, fez quatro alterações no 'onze' inicial, deixando de fora Schelotto (que não integrou a convocatória para esta noite), Bruno César, Joel Campbell e André, e fez entrar João Pereira, Jefferson, Bryan Ruiz e Bas Dost.

Já Fabiano Soares, treinador do Estoril, apenas mudou um jogador relativamente ao triunfo sobre o Moreirense (2-0). Paulo Henrique entrou para o lugar de Bruno Gomes na frente de ataque.

Feridos no orgulho pelo desaire em Vila do Conde, os 'leões' assumiram as despesas do jogo, aproveitando bem o desacerto defensivo dos 'canarinhos' e as dificuldades em construir ações de ataque, para inaugurar o marcador aos 13 minutos.

O inevitável Gelson voltou a fazer a diferença. O 'miúdo', caído no flanco direito, recebeu a bola de Bryan Ruiz e centrou para o cabeceamento, já em queda, do holandês Bas Dost, que somou o terceiro golo na I Liga, em outros tantos jogos com a camisola dos 'leões'.

Ao longo do primeiro tempo, o Estoril-Praia acabou por ser incapaz de incomodar a defensiva 'leonina', ao passo que os comandados de Jorge Jesus, por intermédio de Alan e Bryan Ruiz, aos seis e aos 27 minutos, poderiam ter feito o gosto ao pé.

Após o intervalo, Jorge Jesus colocou em campo André para o lugar de Alan Ruiz, mas acabou por ser a entrada de Gustavo Tocantins, no Estoril-Praia, a fazer a diferença pela negativa.

O treinador Fabiano Soares alterou o esquema tático 'canarinho' do 4-2-3-1 para um 4-4-2, o que 'partiu' a equipa e abriu espaços para o Sporting jogar a seu bel-prazer, numa altura em que os 'leões' já venciam por 2-0, com o golo de Coates, aos 59 minutos, na sequência de um canto cobrado por Bryan Ruiz.

Com o pé no acelerador, o Sporting mostrou querer ser dominante ao longo de todo o encontro, e, aos 62 minutos, Bas Dost 'bisou' no encontro. Na sequência de um passe magistral de William Carvalho, o jogador pré-convocado pelo selecionador holandês Danny Blind para os jogos de qualificação para o campeonato do mundo - frente à Bielorrússia e França, a 07 e 10 de outubro, respetivamente -, rematou com o pé direito para o fundo da baliza de Moreira.

Os 41.994 espetadores estavam longe de imaginar que na ponta final ainda iriam assistir a mais três golos. Mesmo com o 'resultado feito' para o Sporting, o Estoril-Praia vendeu cara a derrota, muito por culpa de Bruno Gomes e do relaxamento defensivo do Sporting. O brasileiro, que tinha substituído o compatriota Paulo Henrique, fez o 3-1 e o 4-2, aos 85 e 90+3 minutos, depois das assistências de Lucas Faria e João Afonso.

Pelo meio (90+1), André estreou-se a marcar na I Liga. William Carvalho desmarcou Bryan Ruiz, que assistiu o antigo jogador do Corinthians para o 4-1.

Programa da jornada

Sexta-feira, 23 de Setembro de 2016
FC Porto - Boavista, 3 - 1
Sporting - Estoril, 4 - 2

Sábado, 24 de Setembro de 2016
Feirense - Nacional, 0 - 3
Desp. Chaves - Benfica, 0 - 2
Sp. Braga - V. Setúbal, 2 - 1

Domingo, 25 de Setembro de 2016
Marítimo - Tondela, 2 - 0
Paços Ferreira - Rio Ave, 2 - 1
Moreirense - V. Guimarães, 0 - 1

Segunda-feira, 26 de Setembro de 2016
Belenenses - Arouca, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?