loading

Crónica: Benfica vence Paços Ferreira e aumenta margem para FC Porto

O Benfica venceu hoje o Paços de Ferreira, por 3-0, no encontro que abriu a nona jornada da Primeira Liga e aumentou provisoriamente a vantagem sobre o FC Porto, em vésperas da deslocação ao Dragão.

Crónica: Benfica vence Paços Ferreira e aumenta margem para FC Porto

Gonçalo Guedes (26 minutos), Salvio (64) e Pizzi (87) apontaram os tentos da equipa tricampeã nacional, que não desperdiçou a oportunidade de colocar pressão sobre os rivais FC Porto e Sporting.

Os ‘encarnados' estão agora a seis pontos dos ‘dragões', que jogam no sábado em Setúbal, e a oito dos ‘leões', que defrontam hoje o Nacional da Madeira, sendo que na próxima jornada haverá um FC Porto-Benfica, no Estádio do Dragão.

Sem Grimaldo, que saiu com queixas do último jogo, diante do Belenenses, Rui Vitória fez estrear Eliseu na lateral esquerda em jogos do campeonato e manteve a aposta nos restantes 10 jogadores que iniciaram a partida frente ao Belenenses, com Pizzi novamente no centro do meio-campo e a dupla de argentinos Salvio e Cervi nas alas ofensivas.

Os pacenses mostraram-se ‘atrevidos' nos instantes iniciais da partida e tentaram surpreender o Benfica, através da velocidade de Ricardo Valente, primeiro, e Pedrinho, depois, mas em ambos os casos os remates saíram à figura de Ederson.

Contudo, as ‘águias' foram prontas na resposta e quase chegaram ao golo, quando Mitroglou tentou a sua sorte, a bola desviou em Filipe Ferreira e quase ‘traiu' Rafael Defendi, que teve de se aplicar sobremaneira para evitar a vantagem do conjunto da casa.

Pouco depois, seria Salvio a tentar a sua sorte, mas sem perigo para os ‘castores', que atuavam de forma inteligente quando tinham a bola, explorando o espaço concedido entre as linhas defensiva e de meio-campo dos ‘encarnados', sobretudo nos primeiros 20 minutos.

Após um aparente ‘adormecimento' inicial, os tricampeões começaram a ser bastante mais incisivos e, já depois de Mitroglou ter testado Rafael Defendi, Gonçalo Guedes abriu o marcador, dando o melhor seguimento a uma combinação entre o grego e Cervi, que deixou o avançado luso em ‘carreira de tiro' para fazer o seu primeiro golo no campeonato.

O jovem internacional português voltou a mostrar que é um dos elementos em melhor forma no Benfica e, 10 minutos depois, esteve perto do ‘bis', não fosse a pronta intervenção de Rafael Defendi, que segurou a desvantagem mínima, a qual poderia ter sido anulada, já em cima do intervalo, numa tentativa de Ivo Rodrigues, que saiu por cima do alvo.

De resto, no regresso do descanso, e tal como tinha sucedido no arranque do encontro, foi o Paços de Ferreira a ameaçar o golo, num pontapé de Pedrinho que passou a centímetros do poste.

Talvez com o jogo europeu com o Dínamo de Kiev, na terça-feira, em vista, a formação da Luz tirou o pé do ‘acelerador', dando aos pacenses a sensação de que poderiam almejar a igualdade, se estes se ‘esticassem' mais no campo.

No entanto, as ‘águias' revelaram-se eficazes na etapa complementar e, na primeira ocasião que construíram, ampliaram a vantagem, por intermédio de Salvio: Eliseu ganhou espaço na esquerda, cruzou para a área, Mitroglou deixou passar a bola e o extremo argentino apontou o quarto tento da época e segundo na I Liga.

Nesta altura, o Paços de Ferreira já pouco ou nada incomodava a defensiva benfiquista e esteve próximo de sofrer o terceiro, mas nem Salvio nem Carrillo conseguiram ultrapassar a oposição dos ‘castores', na pequena área.

Ainda assim, o comandante da I Liga alcançaria mesmo mais um golo, desta feita por Pizzi, que não se fez rogado perante as facilidades concedidas pelos visitantes e alguns ressaltos, e acabou por bater um desamparado Rafael Defendi, fechando a contagem do sétimo triunfo consecutivo do Benfica no campeonato.

Programa da jornada

Sexta-feira, 28 de Outubro de 2016
Benfica - Paços Ferreira, 3 - 0
Nacional - Sporting, 0 - 0

Sábado, 29 de Outubro de 2016
Tondela - Moreirense, 1 - 2
V. Setúbal - FC Porto, 0 - 0
Boavista - Estoril, 0 - 0

Domingo, 30 de Outubro de 2016
Arouca - Marítimo, 1 - 0
Rio Ave - V. Guimarães, 0 - 3
Sp. Braga - Belenenses, 2 - 1

Segunda-feira, 31 de Outubro de 2016
Desp. Chaves - Feirense, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?