loading

QF Mundial-2018: Gales com braçadeiras negras porque FIFA rejeitou papoilas

A Federação galesa de futebol (FAW) revelou hoje que a FIFA rejeitou a sua petição para usar papoilas nas camisolas, em homenagem aos soldados mortos e feridos na I Guerra Mundial, pelo que vai jogar com fumos negros frente à Sérvia.

QF Mundial-2018: Gales com braçadeiras negras porque FIFA rejeitou papoilas

"A FIFA rejeitou a petição da FAW para que a seleção nacional de Gales possa colocar a papoila nas camisolas ou na braçadeira”, pode ler-se num comunicado publicado no site da federação.

A FAW, tal como as federações de Inglaterra, Irlanda do Norte e Escócia, pediram permissão à FIFA para que os seus futebolistas pudessem usar a tradicional ‘poppy’ nas camisolas nos jogos deste fim de semana, de qualificação para o Mundial2018.

No entanto, o organismo que tutela o futebol mundial não garantiu a nenhuma das quatro seleções que não sofra sanções caso opte por contrariar a decisão da FIFA, que considera a papoila um símbolo de origem política.

“A Federação quer respeitar e honrar aqueles que lutaram e perderam a vida a lutar pelo seu país, mas não se pode arriscar a uma multa económica e à perda de pontos. No entanto, tal como fazemos todos os anos, recordaremos os mortos de outras formas”, explicou Jonathan Ford, diretor executivo da FAW.

A entidade confirmou que, além da braçadeira negra, os espetadores presentes no Cardiff City Stadium, onde no sábado Gales recebe a Sérvia, em encontro do Grupo D da fase de qualificação europeia para o Mundial de 2018, vão formar um mosaico gigante em forma de papoila.

Contrariamente a Gales e à Irlanda do Norte, que na quarta-feira informou que os seus jogadores vão usar fumos negros sem a tradicional ‘poppy’ frente ao Azerbaijão, as federações da Inglaterra e da Escócia anunciaram que vão desafiar a proibição da FIFA e que os seus internacionais vão usar a papoila no encontro entre ambas as seleções, na sexta-feira, no estádio de Wembley.

No Reino Unido, há a tradição de se usar uma papoila vermelha, na lapela, em homenagem aos soldados mortos e feridos durante a I Guerra Mundial.

A flor é usada desde o final de outubro até 11 de novembro, dia da assinatura do Armistício de Compiègne, que encerrou as hostilidades, em 1918.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?