loading

Crónica: Mitroglou volta a ser decisivo e ajuda Benfica a fugir ao FC Porto

O Benfica aumentou hoje provisoriamente a vantagem para o FC Porto, mas teve de 'sofrer' para superar um afoito Desportivo de Chaves (3-1), em jogo da 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Crónica: Mitroglou volta a ser decisivo e ajuda Benfica a fugir ao FC Porto

Mitroglou adiantou os 'encarnados' (17 minutos), mas Bressan repôs o empate (44), antes de Rafa voltar a dar vantagem aos lisboetas (50), que apenas confirmaram o triunfo a um minuto do final (89), por intermédio do avançado grego.

O internacional helénico, que ?carimbou' o quarto ?bis' da época e conta agora com 13 golos no campeonato, voltou a ser decisivo em mais uma vitória do Benfica e celebrou pelo quinto jogo consecutivo, depois de também ter ?faturado' a Nacional, Arouca, Borussia Dortmund e Sporting de Braga.

Com este triunfo, o quarto seguido na prova, o conjunto da Luz passou a somar 57 pontos, mais quatro do que o FC Porto, que no domingo se desloca ao Estádio do Bessa, para disputar o dérbi portuense com o Boavista.

Sem poder contar com Fejsa, a contas com uma entorse no pé esquerdo, Rui Vitória apostou no regresso do grego Samaris ao meio campo, para formar dupla com Pizzi, enquanto Ederson voltou à baliza, depois de ter cumprido castigo na deslocação a Braga.

Os flavienses, que não visitavam a Luz desde 1999, deram forte réplica às 'águias' e, na primeira parte, concederam poucos espaços na zona interior, obrigando os 'encarnados' a jogar por fora, o que quase sempre facilitava o trabalho defensivo dos visitantes.

De resto, seria precisamente o Desportivo de Chaves a dispor da primeira ocasião, quando Fábio Martins aproveitou uma desatenção posicional de Lindelof e surgiu na 'cara' de Ederson, que evitou males maiores para os benfiquistas.

Contudo, a resposta do Benfica seria plena de eficácia, com Mitroglou a impor o físico sobre Victor Massaia e a dar o melhor seguimento ao cruzamento de Nélson Semedo, aos 17 minutos.

Contudo, os transmontanos nunca se inibiram perante os tricampeões, saindo sempre com critério da zona defensiva e chegando próximo da baliza lisboeta, como aconteceu com Fábio Martins e Pedro Tiba, que causaram 'calafrios' ao adversário.

Com Rafa muito 'apagado' na primeira parte, o Benfica direcionava o jogo ofensivo para Mitroglou, que falhou a possibilidade de aumentar a contagem em cima do intervalo, algo que teria 'custos' para a formação da Luz, uma vez que, quase de seguida, Bressan não enjeitou o espaço concedido à entrada da área e empatou o encontro, não dando quaisquer hipóteses a Ederson.

Os flavienses regressaram do descanso apostados em surpreender o Benfica, só que, já depois de Fábio Martins ter perdido novo duelo com Ederson, os 'encarnados' retomaram a dianteira do marcador, por intermédio de Rafa, que deu a melhor sequência a uma jogada de entendimento entre Salvio, Samaris e Nélson Semedo.

Pouco depois, Mitroglou e Zivkovic também procuraram o golo, ambos sem sucesso, mas, com o passar dos minutos, também o pendor ofensivo das 'águias' se foi 'esfumando', o que fez com que os transmontanos começassem a subir linhas e ficassem mais perto da baliza de Ederson, ainda que sem criar uma verdadeira situação para igualar.

A 10 minutos do fim, Jonas, que voltou a jogar, depois das ausências com Borussia Dortmund e Sporting de Braga, teve uma oportunidade soberana para 'matar' o jogo, só que viu Nuno André Coelho efetuar um corte providencial e, pouco depois, Pedro Tiba só não celebrou o empate, porque Ederson voltou a confirmar o bom momento que atravessa.

Neste momento, o Benfica ia sofrendo com as investidas de um adversário afoito e nada conformado com a desvantagem tangencial, mas, a um minuto do final, Mitroglou aproveitou uma bola nas costas da defesa flaviense, venceu novamente o duelo com Victor Massaia e bateu António Filipe, acabando com as reais esperanças do Desportivo de Chaves.

Programa da jornada

Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017
V. Guimarães - Moreirense, 1 - 0
Benfica - Desp. Chaves, 3 - 1

Sábado, 25 de Fevereiro de 2017
Tondela - Marítimo, 1 - 1
Estoril - Sporting, 0 - 2
Rio Ave - Paços Ferreira, 0 - 0

Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
Nacional - Feirense, 0 - 0
V. Setúbal - Sp. Braga, 1 - 1
Boavista - FC Porto, 0 - 1

Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2017
Arouca - Belenenses, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?