loading

Crónica: Estoril vence Desp. Chaves e confirma permanência na I Liga

O Estoril-Praia venceu hoje o Desportivo de Chaves, por 2-1, em jogo da 32ª jornada da I Liga de futebol, e assegurou matematicamente a sua manutenção no principal escalão para a próxima temporada.

Crónica: Estoril vence Desp. Chaves e confirma permanência na I Liga

No Estádio António Coimbra da Mota, a equipa comandada por Pedro Emanuel até esteve a perder, fruto de um golo de livre direto assinado pelo ‘especialista' Bressan, aos 23 minutos, mas conseguiu operar a reviravolta no marcador durante o segundo tempo, com os golos de André Claro (72) e Mattheus (87), também na conversão de um livre.

Perante um Chaves dividido entre o estatuto de uma das equipas-revelação do campeonato e a recente má fase de resultados, o Estoril entrou determinado a resolver desde cedo as suas contas. Contudo, essa ambição não inibiu Pedro Emanuel de apostar na estreia de Thierry Graça na baliza estorilista.

Já o Chaves, de Ricardo Soares, cuja saída do clube no final da época será praticamente uma certeza, exibiu-se com a segurança de uma equipa há muito tranquila na prova e sem objetivos mais altos. Assim, sem grandes rasgos das duas formações, acabaram por ser os flavienses a adiantarem-se no marcador, com um grande golo de Bressan num livre direto.

O golo sofrido não quebrou o ânimo dos anfitriões, que tentaram reagir de imediato, ainda que sem a necessária inteligência pare encontrar o melhor caminho para a baliza de António Filipe. Ato contínuo, o Chaves segurou a vantagem mínima até ao intervalo.

Obrigado a pontuar para se livrar do fantasma da descida, o Estoril regressou para o segundo tempo com outra assertividade e contundência, embora chegasse à baliza flaviense sobretudo em lances de bola parada. Por sua vez, o Chaves adotou o contra-ataque sem pruridos e esteve mesmo perto de ‘matar' o desafio, mas Thierry, por duas vezes, segurou o Estoril na partida.

Confirmando o velho adágio do futebol em que ‘quem não marca, sofre', o Chaves acabou por pagar a fatura a partir dos 72 minutos. O técnico Pedro Emanuel lançou André Claro aos 65 minutos e o avançado precisou de apenas sete minutos em campo para fazer o golo do empate e relançar as contas do encontro.

A pressão do Estoril era agora cada vez mais intensa e atingiu o seu máximo aos 83 minutos, quando o guardião António Filipe é expulso por derrubar Kléber fora da grande área. Com um livre muito perigoso ao seu dispor e o guardião Emanuel lançado ‘a frio', o médio brasileiro Mattheus não desperdiçou a oportunidade e assinou o 2-1 numa execução superior.

Se o empate já chegava para carimbar a permanência na I Liga, o triunfo final por 2-1 permitiu ao Estoril libertar-se da ansiedade e festejar o feito em pleno relvado com o apito final do árbitro Tiago Antunes.

Com esta vitória, o Estoril sobe ao 14.º lugar, com 34 pontos, enquanto o Chaves permanece na décima posição, com 37. A luta pela salvação da descida fica agora resumida a Moreirense (16.º) e Tondela (17.º).

Programa da jornada

Sexta-feira, 5 de Maio de 2017
Moreirense - Sp. Braga, 2 - 1

Sábado, 6 de Maio de 2017
Boavista - Nacional, 2 - 2
Paços Ferreira - Feirense, 0 - 1
Marítimo - FC Porto, 1 - 1

Domingo, 7 de Maio de 2017
Sporting - Belenenses, 1 - 3
Tondela - V. Setúbal, 2 - 1
V. Guimarães - Arouca, 1 - 0
Rio Ave - Benfica, 0 - 1

Segunda-feira, 8 de Maio de 2017
Estoril - Desp. Chaves, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?