loading

Duarte Gomes apresenta 'Kick-off' para esclarecer os amantes do futebol

O antigo árbitro internacional português Duarte Gomes apresentou esta quarta-feira o projeto 'Kick-off', um livro e uma plataforma digital que visa esclarecer os amantes do futebol e desmistificar as leis do jogo.

Duarte Gomes apresenta 'Kick-off' para esclarecer os amantes do futebol

Perante uma plateia de sensivelmente 150 pessoas, dos quais dirigentes, árbitros e treinadores de futebol, Duarte Gomes explicou o conceito da plataforma digital, que vai interpelando os cibernautas com diversas situações que ocorrem num jogo de futebol, colocando-os no papel do árbitro.

"O objetivo é explicar às pessoas que a arbitragem não está tão distante do adepto como dizem. A criação de um projeto integrado, com sítio e com livro, visa contribuir com essa aproximação. Para estreitar pontes, para esclarecer dúvidas, discutir lances, para ouvir opiniões, para debater assuntos, falar da atualidade da arbitragem de uma forma tranquila, construtiva e aberta. Para tirar a legitimidade de quem critica sem fundamento", afirmou.

Para Duarte Gomes, que falava aos jornalistas no final da apresentação, salienta que esta obra integrada procura também ser um exemplo para as estruturas dirigentes, para os adeptos, para o "comportamento dos clubes" e para a imprensa.

"Não há nada a esconder. Os árbitros erram e acertam, tal como os jogadores e tal como os treinadores. A ideia é que todos deixem de ter a ideia de que a arbitragem é um mundo fechado. A arbitragem tem de acompanhar os tempos modernos da informação mediática, das redes sociais e da circulação de tudo o que é informação, desinformação e rumor", garantiu.

Uma ideia partilhada pelo árbitro Artur Soares Dias, que vê neste livro uma mais-valia para o conhecimento da arbitragem e das leis do jogo.

"Não me custa a crítica construtiva, quando de facto ocorreu (um erro). Custa-me sim aquela que é infundada e que não é correta. Que tenhamos todos noção que fazemos todos parte deste espetáculo, que temos de contribuir positivamente para este negócio e temos de contribuir para que ele seja uma mais-valia e não uma menos-valia", disse Soares Dias.

O árbitro da associação do Porto vai dirigir no sábado a Supertaça, em Aveiro, entre Benfica e Vitória de Guimarães, que será o primeiro jogo oficial da época e que terá vídeo-árbitro, um sistema que, na opinião do presidente da Liga de clubes, Pedro Proença, irá melhorar a imagem do futebol português e ser uma lufada de ar fresco.

"Este instrumento, que agora vai passar a ser utilizado nas competições profissionais, não vai eliminar todo e qualquer tipo de erro, mas estamos esperançados que venha a trazer um novo alento relativamente à verdade desportiva. Somos uma das poucas ligas que inicia uma época desportiva com a introdução deste meio tecnológico. Isso deixa-nos muito orgulhosos", garantiu.

Depois de testado em modo ‘live’ no final da Taça de Portugal na temporada passada (conquistada pelo Benfica com o triunfo, por 2-1, frente ao Vitória de Guimarães), o vídeo-árbitro será introduzido em todos da I Liga.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?