loading

LC: Desinspiração e ineficácia anulam Sporting em empate com Steaua

O Sporting não foi hoje além de um empate a zero na receção ao Steaua de Bucareste, na primeira mão do 'play-off' de acesso à Liga dos Campeões de futebol, e deixou em aberto a decisão da eliminatória.

LC: Desinspiração e ineficácia anulam Sporting em empate com Steaua

Com o Estádio José Alvalade, em Lisboa, a encher-se para a estreia em jogos europeus nesta época, os ‘leões’ foram melhores durante todo o jogo, mas pouco lúcidos e sempre ineficazes no momento de atacar a baliza romena. Sem capacidade para confirmar o seu favoritismo, o Sporting terá de ser superior na Roménia, no dia 23, para alcançar a elite da ‘Champions’.

Depois de ter dado a entender a ausência de Fábio Coentrão para este encontro, Jorge Jesus surpreendeu ao dar a titularidade ao lateral esquerdo, apostando ainda em Podence no apoio ao avançado Bas Dost. Do outro lado, o português Filipe Teixeira foi igualmente lançado no ‘onze’ do Steaua, após ter sido quase descartado para este desafio.

Uma entrada dominadora e agressiva do Sporting, sublinhando o seu maior poderio, não teve a expressão desejada em golos. Podence, aos 06 minutos, e Mathieu, aos 08, até poderiam ter tornado o jogo mais simples, mas faltou aquilo que faltaria ao longo de toda a partida: eficácia e clareza no momento de definir as jogadas.

O Steaua, longe de possuir as armas do clube de Alvalade, remetia-se a uma estratégia de contra-ataque e de transições rápidas, mas as suas ações dependiam demasiado do capitão Alibec. Ainda assim, foi dos pés do número 7 dos romenos que surgiu o maior perigo para Rui Patrício, obrigado a negar o golo aos 23 e 29 minutos.

Pelo caminho, já o Sporting havia desperdiçado a sua melhor chance no primeiro tempo, quando o argentino Marcos Acuña fugiu pelo flanco esquerdo e atirou cruzado, com a bola a bater ainda na base do poste da baliza de Nita. Todavia, nada mudou no filme deste período, e o ‘nulo’ persistiu até ao apito de Felix Brych.

A estratégia para a segunda parte fazia adivinhar uma maior pressão do Sporting, e Bas Dost deu o primeiro aviso logo aos 46 minutos, com um cabeceamento ligeiramente por cima da trave, numa das poucas vezes em que o holandês teve possibilidade de visar a baliza adversária.

No entanto, os defeitos que o Sporting tinha exibido na primeira metade do jogo persistiam: a falta de critério no processo ofensivo e a pouca acutilância tornavam o ‘leão’ previsível. O jovem Podence, que passou ao lado do desafio, foi o primeiro a ser sacrificado, com Jorge Jesus a lançar Doumbia na esperança de conseguir maior presença na área do Steaua.

E se, de facto, os lisboetas reforçaram a sua intensidade sobre os romenos, foram simultaneamente avisados pelos espaços que começavam a surgir na sua retaguarda. O ‘vírus’ da ineficácia contagiou também o Steaua, quando Tanase e Enache falharam oportunidades claras de bater Rui Patrício.

Nos derradeiros minutos, já com Bruno Fernandes e Iuri Medeiros também em campo, o Sporting passou a jogar com mais um elemento, face à expulsão de Pintilii. A superioridade numérica foi igualmente desaproveitada pela equipa portuguesa, que já só nos descontos voltaria a criar real perigo, mas Bas Dost mostrou a sua faceta mais perdulária.

Perante este empate, os ‘leões’ estão agora obrigados a fazer golos na segunda mão, no dia 23, em Bucareste, para se juntarem a Benfica e FC Porto na Liga dos Campeões.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?