loading

Coreia Sul e Arábia no Mundial-2018; Austrália e Síria no play-off da Ásia

Coreia do Sul e Arábia Saudita aumentaram hoje para sete o número de seleções que já se juntaram à anfitriã Rússia no Mundial de futebol de 2018, enquanto Austrália e Síria jogarão o ‘play-off’ na Ásia.

Coreia Sul e Arábia no Mundial-2018; Austrália e Síria no play-off da Ásia

Na 10.ª e última jornada da terceira fase na zona asiática, a Arábia Saudita venceu na receção ao já apurado Japão por 1-0, com um golo de Fahad Al Muwallad, aos 63 minutos, enquanto à Coreia do Sul bastou um empate a zero no Uzbequistão.

No Grupo A, o há muito qualificado Irão, de Carlos Queiroz, sofreu os primeiros golos, na receção à Síria (2-2), mas acabou invicto, com 22 pontos, contra 15 da Coreia do Sul e 13 dos sírios, que só superaram os uzbeques nos golos (9-8 contra 6-7).

Quanto ao Grupo B, venceu o Japão, com 20 pontos, contra 19 da Arábia Suadita e da Austrália. No desempate, impuseram-se os sauditas, por dois golos (17-10 contra 16-11).

A Coreia do Sul tornou-se a sexta seleção a qualificar-se, ao empatar a zero no Uzbequistão.

Um golo teria valido um inédito apuramento aos uzbeques, que acabaram o seu jogo no terceiro lugar do Grupo A, mas, minutos depois, tombaram para o quarto, por culpa de um tento de Omar Alsoma, aos 90+3 minutos, que manteve o sonho da Síria – bateu os uzbeques na diferença de golos (9-8 contra 6-7).

Em Teerão, os sírios, que se qualificariam diretamente com mais um golo, estiveram a vencer por 1-0, graças a um tento de Tamer Mohamd, aos 13 minutos, o primeiro sofrido pelo qualificado Irão, de Carlos Queiroz, na terceira fase de apuramento.

Apesar de já nada terem em jogo, os iranianos não facilitaram e deram a volta ao resultado, com um ‘bis’ de Sardar Azmoun, jogador do Rubin Kazan, que marcou aos 45 e 64 minutos.

Nos descontos, Omar Al Soma logrou, porém, restabelecer a igualdade, que não vale o apuramento direto à Síria, mas coloca a seleção de Ayman Hakeem no ‘play-off’ asiático, no qual vai medir forças com a Austrália ou a Arábia Saudita.

A China também venceu o seu último jogo, com reviravolta no Qatar - que se adiantou por Akram Arif, aos 47 minutos -, selada por Zhi Xiao, aos 74, e Wi Lei, aos 84, mas ficou-se pelo quinto lugar do Grupo A, com 12 pontos, a um de Síria e Uzbequistão.

No que respeita ao Grupo A, um golo de Fahad Al Muwallad qualificou os sauditas, de nada valendo à Austrália o sofrido triunfo por 2-1 na receção à Tailândia, selado por Mathew Leckie, aos 86 minutos.

Em Melbourne, a Austrália teve um jogo complicado, no qual só conseguiu chegar ao golo aos 69 minutos, por intermédio de Tomi Juric, mas a vantagem não durou muito tempo, já que, aos 82, a lanterna-vermelha Tailândia empatou, por Pokklaw Anan.

A quatro minutos dos 90 regulamentares, a Austrália conseguiu, no entanto, voltar ao comando do marcador e selar a vitória, graças a um remate certeiro de Mathew Leckie, após um ressalto, na sequência de um pontapé de canto.

No outro encontro, os Emirados Árabes Unidos precisavam de golear para ainda poderem ultrapassar a Arábia Saudita, mas perderam por 1-0 em Amã, com o Iraque, quinto colocado, que venceu com um tento de Aymen Hussein (29 minutos).

Na zona asiática, qualificaram-se diretamente os dois primeiros de cada um dos grupos da terceira fase, enquanto os terceiros jogam um ‘play-off’. O vencedor disputará depois um lugar na Rússia com o quarto colocado da CONCACAF.

A Coreia do Sul (10.ª presença) e a Arábia Saudita (quinta) juntaram-se hoje na fase final a Brasil (21.ª – totalista), México (16.ª), Bélgica (13.ª), Japão (sexta), Irão (quinta) e à Rússia (11.ª, incluindo as sete da União Soviética).

O Mundial de 2018 realiza-se na Rússia, de 14 de junho a 15 de julho de 2018.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?