loading

Seleção faz ‘batismo de voo’ num C-295 da Força Aérea até Andorra

A viagem para Andorra será a primeira que a seleção nacional de futebol vai realizar num avião da Força Aérea Portuguesa (FAP), que sofrerá “alterações mínimas” para transportar a comitiva campeã europeia.

Seleção faz ‘batismo de voo’ num C-295 da Força Aérea até Andorra

“Os aviões modernos são modulares e por isso é possível alterar a sua configuração. Faremos alterações mínimas, a mais significativa das quais passará pela substituição de bancos corridos por cadeiras normais”, explicou à Lusa o tenente-coronel Manuel Costa, porta-voz da FAP.

A seleção portuguesa, que vai defrontar no sábado a congénere de Andorra, em jogo de qualificação para o Mundial2018, viajará num C-295, avião com capacidade para 70 passageiros e autonomia para 10 horas de voo, que é, por vezes, utilizado em deslocações do Presidente da República.

As razões para a utilização de um avião da FAP relacionam-se com as limitações do aeródromo de Andorra, designadamente, “o reduzido comprimento da pista e a impossibilidade de fazer uma aterragem por instrumentos”, conforme explicou o seu porta-voz.

Como o aeródromo local não tem capacidade para receber voos comerciais, habitualmente, as equipas que vão jogar a Andorra aterram no aeroporto de Lérida e são depois obrigadas a realizar uma viagem de autocarro, que tem a duração aproximada de mais de três horas.

A opção pelo C-295 permite a Portugal ganhar tempo não só na ida, mas também no regresso, já que a 10 de outubro defronta a Suíça, no Estádio do Luz, num encontro que poderá ser decisivo para garantir o acesso direto à fase final do próximo Campeonato do Mundo.

Fonte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) assinalou que todos os custos da operação serão suportados pelo organismo federativo e que a aterragem em Andorra ficará sempre dependente das condições climatéricas.

A seleção nacional ocupa o segundo posto do Grupo B, com 21 pontos, menos três do que a Suíça, que lidera só com vitórias. As duas equipas já têm pelo menos assegurado um lugar no ‘play-off', caso falhem o primeiro lugar.

Programa da jornada

Quinta-feira, 5 de Outubro de 2017
Azerbaijão - Chéquia, 1 - 2
Arménia - Polónia, 1 - 6
Irlanda do Norte - Alemanha, 1 - 3
Malta - Lituânia, 1 - 1
San Marino - Noruega, 0 - 8
Montenegro - Dinamarca, 0 - 1
Inglaterra - Eslovénia, 1 - 0
Roménia - Cazaquistão, 3 - 1
Escócia - Eslováquia, 1 - 0

Sexta-feira, 6 de Outubro de 2017
Geórgia - País de Gales, 0 - 1
Espanha - Albânia, 3 - 0
Rep. Irlanda - Moldávia, 2 - 0
Kosovo - Ucrânia, 0 - 2
Turquia - Islândia, 0 - 3
Itália - Macedónia do Norte, 1 - 1
Liechtenstein - Israel, 0 - 1
Croácia - Finlândia, 1 - 1
Áustria - Sérvia, 3 - 2

Sábado, 7 de Outubro de 2017
Gibraltar - Estónia, 0 - 6
Bósnia - Bélgica, 3 - 4
Ilhas Faroé - Letónia, 0 - 0
Suécia - Luxemburgo, 8 - 0
Bulgária - França, 0 - 1
Suíça - Hungria, 5 - 2
Andorra - Portugal, 0 - 2
Chipre - Grécia, 1 - 2
Bielorrússia - Países Baixos, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?