loading

Crónica: Ronaldo resolve e Portugal vai à 'final' com a Suíça

Cristiano Ronaldo, que iniciou o encontro no banco, abriu hoje caminho para a vitória de Portugal em Andorra (2-0), resultado que coloca a seleção nacional na ‘final' do Grupo B de apuramento para o Mundial2018 de futebol.

Crónica: Ronaldo resolve e Portugal vai à 'final' com a Suíça

Com o jogo empatado a zero ao intervalo, o selecionador Fernando Santos foi ‘obrigado' a lançar Ronaldo no arranque da segunda parte e o avançado resolveu uma partida que estava a ser bem difícil, com um remate certeiro, aos 63 minutos.

O capitão da seleção nacional, que estava em risco de falhar a partida da última ronda com a Suíça, caso visse um cartão amarelo, iniciou também a jogada que resultou no golo de André Silva, aos 86.

Com este resultado, Portugal vai discutir na terça-feira, no Estádio do Luz, em Lisboa, o apuramento direto para o Mundial2018 com a Suíça, num encontro em que está obrigado a vencer.

Os helvéticos venceram hoje a Hungria, por 5-2, e vão entrar na última ronda do Grupo B com apenas triunfos e com mais três pontos do que a seleção lusa.

Com seis jogadores, incluindo Ronaldo, em risco de falhar a ‘final’, Fernando Santos optou por jogar pelo seguro e deixou mesmo o capitão no banco, assim como José Fonte, Cedric e André Gomes.

Nos Pirenéus, Portugal encontrou uma seleção de Andorra muita agressiva e coesa a defender e um relvado sintético que ainda dificultou mais a tarefa da formação de Fernando Santos.

Em todo o encontro, os jogadores da seleção portuguesa, com especial destaque para Gelson Martins (que saiu mesmo ao intervalo), Ricardo Quaresma, João Mário, Bernardo Silva e André Silva, tiveram problemas, sobretudo na receção e no controlo da bola.

Como seria de esperar, Portugal foi dono e senhor da bola, enquanto Andorra apostou num bloco defensivo baixo, mas muito bem organizado e coeso.

Por essa razão, foram apenas duas as oportunidades que Portugal protagonizou na primeira parte: primeiro Quaresma, em boa posição, cabeceou ao lado e, já perto do intervalo, André Silva, sozinho, atirou muito por cima.

Em caso de empate, a seleção nacional ficava logo afastado do apuramento direto (a Suíça já vencia a Hungria por 3-0 ao intervalo) e, por isso mesmo, Fernando Santos teve de ir ao banco busca Ronaldo, que rendeu Gelson Martins. O jogador do Sporting nunca conseguiu ‘vencer' o sintético.

Andorra continuou a acertar nas marcações e a dar cada vez menos espaços a Portugal mas, ao primeiro erro defensivo apareceu Ronaldo para ‘faturar'.

Aos 63 minutos, João Mário centrou da esquerda, o central Lima, com um corte deficiente, deixou a bola em Ronaldo, que não perdoou.

Alívio para Fernando Santos e companhia, mas mesmo assim o selecionador nacional preferiu não arriscar e colocou William Carvalho em campo, no lugar de Ricardo Quaresma, para impedir qualquer ‘susto'.

Depois de Ronaldo ter estado perto do segundo, André Silva confirmou a vitória aos 86 minutos, empurrando a bola para baliza, após cabeceamento de Danilo.

Até ao apito final, destaque apenas para a entrada de Gonçalo Guedes para o lugar de André Silva.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?