loading

EXCLUSIVO - Edmilson antevê o «clássico»: «Que ganhe o melhor, o que errar menos»

Antigo jogador do FC Porto e do Sporting, Edmilson Gonçalves Pimenta, sabe o que é estar presente num jogo destes. Em declarações exclusivas ao Futebol 365, o brasileiro afirma que não vai estar a torcer por nenhuma das duas equipas, simplesmente espera que seja um bom jogo de futebol, acreditando que o segredo está na «força psicológica para aproveitar as oportunidades e matar o jogo».

EXCLUSIVO - Edmilson antevê o «clássico»: «Que ganhe o melhor, o que errar menos»

Edmilson relembra a dureza destes jogos, admitindo que o FC Porto pode ter uma pequena vantagem, mas que se trata de uma partida em que o resultado é muito imprevisível: «Os clássicos são imprevisíveis. Eu joguei pelos dois lados, e tanto pelo Porto como pelo Sporting, eram jogos muito duros, imprevisíveis, e vence quem erra menos. São duas grandes equipas. O Porto tem uma leve vantagem por jogar no Dragão junto aos seus adeptos», começou por referir.

Inevitavelmente, o ex-futebolista não deixou de fazer referência à pressão que existe em ambas as equipas, sublinhando que em caso de vitória, o FC Porto fica numa situação muito favorável. «Quem não gosta de pressão é melhor ficar em casa a trabalhar. Futebol é sempre pressão. É um jogo que pode levar um clube ou outro ao título, pode alavancar o Porto ao título, é um jogo de grande responsabilidade, os jogadores sabem disso. É lógico que a pressão e a ansiedade é grande, mas depois de entrar em campo, aquele nervoso passa e ganha quem errar menos e quem tem uma maior força psicológica para aproveitar as oportunidades para matar o jogo».

Aquele golo tão importante em Alvalade em 1996/1997

Foi na sexta jornada, no ano de 1996, que Edmilson marcou o golo que deu a vitória ao FC Porto por 1-0 frente ao Sporting. A partir daí, foram quinze jogos sem conhecer o sabor da derrota no campeonato, para a equipa que na altura, era orientada por António Oliveira. «Foi um golo importantíssimo em Alvalade, que fez com que fossemos mais para a frente na tabela do campeonato.» O brasileiro destacou a série de vitórias do FC Porto após esse jogo, referindo que, naquele ano, ao colocar-se na frente da tabela, os «dragões» nunca mais perderam a liderança do campeonato, considerando por isso que «foi um golo bastante importante».

Quando questionado se há algum jogador que lhe tem enchido as medidas e que, no seu entender, possa ser decisivo no jogo desta sexta-feira, o antigo médio do FC Porto e do Sporting afirmou o seguinte: «Eu vou muito pelo coletivo. Pelo que tenho visto em alguns jogos, o coletivo das duas equipas é muito bom, então não vou escolher nem um nem outro jogador, porque não há nenhum destaque. Eles valem pelo coletivo, quando um ou outro jogador no «clássico» não rende, prejudica todo o resto. Então as duas equipas valem pelo coletivo». considera o antigo jogador.

Edmilson revela que viveu anos magníficos em Portugal, tanto no FC Porto como no Sporting, e por isso, não está a torcer por nenhuma das equipas, mas sim pelo bom futebol. «Todos me perguntam por quem vou torcer. Não posso manter um lado. Tive dois anos no FC Porto fantásticos, três anos e meio no Sporting fantásticos. Acompanho aqui de longe, mas muito sinceramente não tenho preferência. Gosto de ver bom futebol, espero que ganhe o melhor, o que errar menos.», disse novamente, finalizando.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?