loading

FIFA e UEFA pagam 174 milhões de euros aos clubes, em quatro anos

A FIFA e a UEFA vão pagar 174 milhões de euros, nos próximos quatro anos, como compensação aos clubes que cederem jogadores às selecções nacionais de futebol.

O acordo, hoje anunciado pelo presidente da UEFA, o francês Michel Platini, em conferência de imprensa realizada em Nyon, Suíça, faz parte de uma série de medidas consensuais com os clubes tomadas na passada semana e que vão levar à dissolução do G-14, que integrava os maiores clubes da UEFA.

A FIFA pagará 76 milhões de euros aos clubes que cedam jogadores para as selecções que compitam no Mundial de 2010 (África do Sul).

Quanto à UEFA, contribui com 43,5 milhões para os clubes que cedam jogadores para o Europeu de 2008 (Austria e Suíça) e 55 para os que cedam jogadores para o Europeu de 2012.

Os clubes que cedam jogadores para as fases de qualificação daquelas competições também receberão compensações económicas, segundo o acordo de Nyon.

O acordo, dado a conhecer por Platini, prevê nomeadamente a dissolução do G-14, que juntava desde 1999 os clubes mais poderosos da Europa, incluindo o FC Porto. Em seu lugar vai aparecer um organismo mais amplo, a associação europeia de clubes, que será formalizada a 15 de Fevereiro.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?