loading

Crónica: FC Porto faz história ao bater recorde de pontos na I Liga

O FC Porto fez hoje história ao bater o seu recorde de pontos na I Liga, ao atingir os 88, após vencer no reduto do Vitória de Guimarães, por 1-0, em partida da 34.ª e última jornada.

Crónica: FC Porto faz história ao bater recorde de pontos na I Liga

Um golo do central espanhol Marcano, num cabeceamento certeiro, aos 69 minutos, permitiu aos ‘dragões’ materializarem a superioridade evidenciada em Guimarães e ultrapassarem a sua melhor marca anterior, de 2002/03 (86 pontos).

Os novos campeões nacionais igualaram ainda o recorde da competição, estabelecido em 2015/16 pelo Benfica, ao passo que os vimaranenses, com este resultado, mantêm o oitavo posto, com 43 pontos, mas podem ainda ser ultrapassados pelo Boavista, caso os ‘axadrezados’ vençam hoje na receção ao Belenenses.

O técnico Sérgio Conceição montou um ‘onze’ com cinco titulares da vitória por 2-1 sobre o Feirense, na ronda anterior - Marcano, Alex Telles, Herrera, Brahimi e Marega -, e seis novidades, que incluiu o regresso de Felipe, após castigo, e a estreia absoluta do guarda-redes Vaná ao serviço do clube.

A fase inicial do jogo cumpriu-se sem lances de relevo, apesar da maior tendência atacante dos ‘dragões’, mas ficou marcada por uma carga policial sobre algum público da equipa da casa, numa altura em adeptos vitorianos e portistas na confluência das bancadas Nascente e Norte trocavam insultos, por volta dos 10 minutos.

Os vimaranenses, com duas novidades na formação inicial - João Afonso substituiu o castigado Pedro Henrique no eixo da defesa e Rafael Miranda substitui o lesionado Hurtado no ‘miolo’ -, criaram a primeira ocasião flagrante aos 15 minutos, quando Rafael Martins se isolou pelo corredor central, mas diante de Vaná, atirou ao lado.

Os ‘dragões’, porém, mantiveram o ascendente no resto da primeira parte, com Marega a obrigar Miguel Silva a uma defesa apertada para canto, aos 23 minutos, e Marcano a rematar por cima, aos 24, quando a baliza estava deserta, na sequência de um lance disputado entre o guardião vitoriano e Gonçalo Paciência no limite da grande área.

Novidade no ‘onze’ portista, Óliver Torres foi um dos elementos mais interventivos na manobra ofensiva da equipa e também tentou o golo num remate ao lado (25 minutos) e, num outro, rasteiro e cruzado, ainda de fora da área, desviado para canto pela luva direita de Miguel Silva (32).

Apesar de ter surgido nas imediações da área contrária a espaços, o Vitória ainda dispôs de outra situação clara na primeira parte, quando Héldon desmarcou Wakaso, mas o médio, solto no interior da área, rematou fraco para as mãos de Vaná, aos 38 minutos.

Os pupilos de Sérgio Conceição, no entanto, voltaram à carga em cima do intervalo, num remate de Gonçalo Paciência por cima, aos 44 minutos, e, no arranque da segunda parte, ‘empurraram’ os vitorianos para a sua área, ameaçando a baliza num remate forte de Maxi Pereira, aos 52), e num cabeceamento de Herrera ao lado, aos 55.

Os vitorianos libertaram-se da pressão adversária e até subiram no terreno, mas foi precisamente numa fase de maior equilíbrio que os ‘dragões’ se colocaram em vantagem, de bola parada: Alex Telles bateu o livre na esquerda e Marcano respondeu com um cabeceamento ao ângulo superior direito, aos 69 minutos.

O FC Porto limitou-se praticamente a controlar a vantagem até ao apito final, com os vimaranenses incapazes de ameaçarem a igualdade, e o guarda-redes Fabiano, que não jogava pelos ‘dragões’ desde 21 de abril de 2015, na derrota por 6-1 contra o Bayern, em Munique, ainda teve tempo de jogar 10 minutos nesta época.

Programa da jornada

Sexta-feira, 11 de Maio de 2018
Desp. Aves - Desp. Chaves, 2 - 3

Sábado, 12 de Maio de 2018
V. Guimarães - FC Porto, 0 - 1
Boavista - Belenenses, 1 - 0

Domingo, 13 de Maio de 2018
Benfica - Moreirense, 1 - 0
Marítimo - Sporting, 2 - 1
Feirense - Estoril, 0 - 0
V. Setúbal - Tondela, 1 - 0
Portimonense - Paços Ferreira, 3 - 1
Rio Ave - Sp. Braga, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?