loading

Mercado: Makukula no Benfica abana mercado de transferências sereno

O ingresso do internacional português Makukula no Benfica, resgatado ao Sevilha via Marítimo, abanou o “mercado de Janeiro” de transferências, sereno na esfera das três grandes potências do futebol luso.

Mercado: Makukula no Benfica abana mercado de transferências sereno

O luso-congolês, que assinou contrato até ao final de 2011/12, estava emprestado pelo Sevilha ao Marítimo, mas os sete golos em 13 jogos e, sobretudo, a presença na selecção portuguesa e o tento de estreia na vitória de Portugal no Cazaquistão (2-1), aguçaram o apetite de José António Camacho, aparentemente necessitado de mais um avançado para “lutar” com o paraguaio Cardozo e Nuno Gomes.

Os “encarnados” contrataram ainda o lateral esquerdo romeno Sepsi, reduzindo o plantel com as saídas por empréstimo de Fábio Coentrão (Nacional) e Miguelito (Sporting de Braga), entre outros jogadores de menor utilização.

No Dragão, o bicampeão e líder tranquilo FC Porto mexeu pouco, com destaque para as chamadas antecipadas dos jovens Hélder Barbosa (Académica) e Rabiola (Vitória de Guimarães) e as saídas de Hélder Postiga (Panathinaikos) e Edgar (Académica).

Os “leões”, apostados em reduzir o défice incómodo, mantiveram a aposta em empréstimos ou aquisições de reduzido valor, socorrendo-se do AC Milan para garantir até Junho o lateral argentino Leandro Grimi e ainda do final de contrato do avançado brasileiro Rodrigo Tíui.

O lituano Edgaras Jankauskas, ex-Benfica e FC Porto, regressou a Portugal para representar o Belenenses, na ressaca da alegada utilização irregular do camaronês Meyong, enquanto o chileno Pablo Contreras (ex-Sporting) veio, do Celta de Vigo, para reforçar a zona defensiva do Sporting de Braga.

Privado de Rabiola e ainda de Tiago Targino (Maniaspor, da Turquia, por empréstimo), o Vitória de Guimarães, a sonhar com Liga dos Campeões ou UEFA, apostou em Roberto (ex-Varzim) e ainda em duas jovens promessas, também brasileiras e de apetência atacante, à semelhança do que fez o Paços de Ferreira, com o resgate do português Fábio Paím ao Trofense (o jogador pertence ao Sporting).

O guarda-redes suíço Diego Benaglio deixou o Nacional e o futebol português mais pobre e rumou ao Wolfsburgo, enquanto o argentino Ávalos também abandonou a ilha da Madeira para tentar a sua sorte na Alemanha, mais precisamente no Duisburgo.

O Vitória de Setúbal, modesto nas compras, adquiriu ao Gondomar Bruno Severino, o melhor marcador da Liga de Honra (nove golos) e deixou “fugir” o brasileiro Matheus para Braga, alteração em jeito de um regresso antecipado, já que o jogador estava apenas emprestado pelos “arsenalistas” à formação sadina.

O internacional português Luís Loureiro reforçou o Boavista e regressou a território luso - o clube ficou ainda com Jorge Ribeiro, um dos mais apetecíveis do mercado - e o angolano Mendonça, ainda na CAN, trocou o Belenenses pelos vizinhos da Amadora.

O “histórico” Castanheira, do Sporting de Braga, apostou no Leixões para jogar com maior regularidade, Celestino “escapou” do Estoril e da Liga de Honra para tentar uma experiência no Estrela da Amadora e o brasileiro André Pinto (já passou no Nacional e estava actualmente no Japão) “aterrou” na Madeira para substituir Makukula no Marítimo.

LUSA

» Mercado de Transferências

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?