loading

Fernando Santos: «Queria ganhar. Não estou nada satisfeito com o empate»

Declarações do selecionador português após o empate 2-2 entre Portugal e Tunísia, em jogo particular de preparação para o Mundial2018 de futebol disputado em Braga.

Fernando Santos: «Queria ganhar. Não estou nada satisfeito com o empate»

«Temos o objetivo de ganhar todos os jogos. Todos os resultados são importantes. Queria ganhar. Não estou nada satisfeito com o empate. Satisfeito com a atitude, a entrega e muitas coisas que fizeram, mas o futebol não se resume à parte ofensiva. Temos de ser fortes nos dois aspetos. Sempre digo zero golos na minha baliza e um ou mais na baliza do adversário. Fizemos dois e não conseguimos ganhar. Isso não é bom.

(Golos sofridos com erros defensivos nos últimos jogos) É um problema que temos de ultrapassar rapidamente. Um dos principais aspetos. Tenho falado muito com os jogadores. Esperava que hoje já não voltássemos a cometer os mesmos erros. A equipa tem conseguido criar. O jogo ofensivo na primeira parte esteve muito bem, com boa circulação, a chegar com gente à área. A transformar fácil o ‘4x3x3’ em ‘4x4x2’. Depois mostrámos novamente problemas na transição. Quando perdemos a bola permitimos duas/três vezes o contra-ataque e acabámos por sofrer assim, o mesmo que tinha acontecido com a Holanda. Tínhamos alertado para isso. Muito importante o momento da perda para não permitir o contra-ataque.

Quando o adversário tentou jogar na primeira parte estivemos bem. O erro provocado à Tunísia poderia ter dado golo do Quaresma. Obrigámos o adversário a errar. A equipa esteve bem ofensivamente, mas com dificuldade na transição defensiva, que temos de melhorar bastante. Não podemos sofrer golos destes.

Na segunda parte, alertei os jogadores para isso, mas não entrámos tão bem. Entrámos um pouco mais macios, mas ofensivamente continuámos bem. Num lance tivemos três jogadores com possibilidade de fazer o 3-1 e acabar ai com o jogo. Não fizemos. Depois o jogo ficou mais equilibrado. A Tunísia com mais espaços para jogar. O segundo golo não pode acontecer. A primeira bola é difícil, o adversário pode ser mais forte, mas a desconcentração na segunda bola e permitir adversário sozinho na pequena área fazer golo com o pé… temos de mudar isso. Os jogadores têm de ver estes lances.

(Bélgica no sábado) São sempre jogos diferentes. Estes jogos também servem para isso. Preferia nada ter de retificar. Ter menos para retificar e só para melhorar. Mas estes jogos servem para analisar e olhar com muita atenção. Falar com os jogadores e melhorar. Temos de reforçar claramente as nossas atenções para o aspeto defensivo. Não é uma questão individual, mas coletiva. Golo em segunda bola a seguir a livre e na pequena área com o pé não é admissível. Erro coletivo. Responsabilidade minha. Mas isto não quer dizer que não deixe alerta aos jogadores. Isto é muito importante para as nossas ambições.

Temos uns jogadores mais desgastados e outros menos. Temos de trabalhar nisso para chegarem ao Mundial fisicamente nas melhores condições possíveis e mentalmente frescos».

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Futebol365 365
19-06-2024 · 09:48

"É preciso muita sorte"

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?