loading

Roland Garros: Terceira final para Halep, Nadal segue para as 'meias'

A romena Simona Halep, primeira do 'ranking' mundial de ténis, avançou hoje pela terceira vez para a final do torneio de Roland Garros, em busca do seu primeiro ‘Grand Slam’, que vai discutir com a norte-americana Sloane Stephens.

Roland Garros: Terceira final para Halep, Nadal segue para as 'meias'

No setor masculino, jogou-se o resto dos quartos de final, que a chuva não deixou concluir quarta-feira, com o espanhol Rafael Nadal a retificar o seu jogo e a passar bem pelo argentino Diego Schwartzman, o tenista que lhe quebrou a fabulosa sequência de 37 'sets' vitoriosos.

Aos 26 anos, o palmarés de Halep já é rico, mas ainda lhe falta um troféu do ‘Grand Slam’, o que não é o caso da Stephens (campeã do Open dos Estados Unidos) ou da vítima da romena, a espanhola Garbine Muguriza (ganhou em Roland Garros há dois anos e em Wimbledon no ano passado).

Em terra batida, Halep dá-se muito razoavelmente e até já foi duas vezes finalista em Paris, em 2014 e 2017. Claramente quer mais e hoje não deu qualquer hipótese a Muguruza, a terceira pré-designada, vergada por 6-1 e 6-4.

Sentido único no primeiro 'set', com Halep a obrigar Muguruza a fazer erros - um invulgar total de 25, entre diretos e forçados.

Muguruza esteve muito melhor de seguida e chegou a ter um 'break' de avanço, com 4-2. Halep resistiu e virou de novo o jogo para si, fechando em uma hora e meia.

Certo é que a romena deixará Paris na frente do 'ranking', mesmo que seja Sloane Stephens, a melhor das americanas de momento, a ganhar a final. É de novo favorita, tal como em 2017, quando se deixou surpreender pela letã Jelena Ostapenko.

Stephens está a 'ocupar' bem o lugar da regressada Serena Williams, que teve de desistir por lesão a meio do torneio. E hoje reeditou a final de ‘Flushing Meadows’, numa espécie de 'tira-teimas' com a sua compatriota Madison Keys (13.ª), ganhando-lhe de novo, por um duplo 6-4.

Hoje, também teve de se jogar para o quadro de masculinos, ao contrário do que seria de calendário, já que a chuva adiara os dois 'quartos' da véspera.

Fez bem a noite a Nadal, o décuplo campeão na terra batida, que voltou mais forte do que Schwartzman, o 'atrevido' adversário que lhe 'roubou' o primeiro 'set' em três anos em Roland Garros.

O argentino ganhara o primeiro, por 6-4, e ainda quarta-feira Nadal levava vantagem, por 5-3, então já com duas horas de jogo. Foi mais rápido hoje (total de 3:42), com Nadal a fechar com 6-3 e depois juntar mais dois 'sets', ambos vencidos por 6-4.

Na meia-final, já na sexta-feira, Nadal - que chega a esta fase pela 11.ª vez e seguiu sempre para a final - jogará com mais um argentino, o muito experiente Juan Martin del Potro (5.º).

O equilíbrio face ao croata Marin Cilic (3.º) foi evidente e o jogo longo, com 3:47 horas de duração - parciais de 7-6 (7/5), 5-7, 6-3 e 7-5.

Sexta-feira, Nadal e Del Potro jogam por um lugar de finalista, com o outro a ser disputado pelo austríaco Dominic Thiem e o surpreendente italiano Marco Cecchinato, ‘carrasco’ do sérvio Novak Djokovic.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?