loading

Benfica e Balantas de Mansoa estabelecem protocolo para escalões de formação

O Benfica e o clube Balantas de Mansoa, da Guiné-Bissau, assinaram hoje no Centro de Estágio do Seixal um protocolo relacionado com a área do futebol de formação.

Os dois clubes decidiram fazer um protocolo depois da transferência do jogador Mamadou Djaló para a equipa de juvenis dos “encarnados”.

“Desde Outubro que decorriam conversas com o Benfica e chegamos por fim a um entendimento estabelecendo um protocolo. O Benfica vai ajudar-nos na estruturação da nossa escola de formação, com a presença de dirigente e técnicos nossos no Seixal e em contrapartida fica com o privilégio dos direitos de formação dos nossos jogadores”, disse à Lusa Mussa Baldé, secretário técnico do Balantas de Mansoa.

O responsável pelo clube africano anunciou também que o protocolo é valido por três temporadas e que o Benfica vai pagar 5.000 euros para ajudar a formação do clube, referindo que o entendimento é benéfico para ambas as partes.

“Assim de forma organizada o Benfica recebe os nossos jogadores e depois do período de testes toma uma decisão. Podem não ficar e serem colocados noutros clubes em Portugal ou mesmo regressar à Guiné, mas assim estamos no caminho certo para que tudo decorra de uma forma organizada”, explicou.

Mussa Baldé lembrou que o Balantas de Mansoa, filial do Belenenses, é um clube com tradição na formação de futebolistas, explicando que estão a actuar nos escalões jovens em Portugal oito jogadores oriundos dos seus quadros, em clubes como FC Porto, Sporting de Braga ou Naval.

“Existe muita potencialidade em África e os jogadores que temos em Portugal vão dar que falar no futebol português. O Benfica tem sete jogadores oriundos da Guiné, apesar de não serem todos do nosso clube, e aconteceu mesmo um caso de um miúdo que foi emprestado ao Oeiras e que agora já regressou ao Benfica”, afirmou.

A terminar, o responsável defendeu que é necessário “potenciar” os jogadores guineenses pois existe qualidade para conseguirem singrar em Portugal.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?