loading

LC: Benfica supera sempre o FC Porto quando a 'luta' é a dois

O Benfica teve sempre melhores prestações do que o FC Porto quando os dois rivais foram os únicos representantes portugueses na fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, cenário que se repete pela sexta vez.

LC: Benfica supera sempre o FC Porto quando a 'luta' é a dois

Nas cinco ocasiões anteriores, os ‘encarnados’ somaram sempre mais pontos e atingiram por três vezes os quartos de final (2005/06, 2011/12 e 2015/16), enquanto os ‘azuis e brancos’ tombaram sempre na fase de grupos.

Mesmo quando ambos caíram para a Liga Europa, ao serem terceiros dos respetivos agrupamentos, em 2013/14, o conjunto da Luz foi mais longe, ao atingir a final, então a segunda seguida, com os ‘dragões’ a ficarem-se pelos ‘quartos’.

A primeira vez que benfiquistas e portistas foram as únicas equipas lusas na fase de grupos aconteceu em 1998/99, com as ‘águias’ a terminarem no segundo lugar do Grupo F, com oito pontos, e os ‘dragões’ em terceiro do A, com sete.

Com cinco golos de Nuno Gomes, os ‘encarnados’ superaram PSV e HJK Helsínquia, mas cederam para o Kaiserslautern, enquanto os portistas ficaram atrás de Olympiacos e Croacia Zagreb e apenas à frente – e com os mesmos pontos – do Ajax, mesmo com sete tentos de Zlatko Zahovic.

Apesar de ter sido segundo do seu agrupamento, o conjunto então comandado pelo escocês Graeme Souness falhou os ‘quartos’ – ainda não havia ‘oitavos’ -, reservados aos seis vencedores dos grupos e aos dois melhores segundos.

Os dois conjuntos voltaram a ser os únicos representantes do futebol nacional em 2005/06 e, num duelo de treinadores holandeses, o Benfica, de Ronald Koeman, foi muito melhor do que o FC Porto, de Co Adriaanse.

Os ‘encarnados’ ultrapassaram a primeira fase, após um triunfo caseiro (2-1) a acabar sobre o Manchester United, de Cristiano Ronaldo, que eliminaram, depois afastaram o detentor do cetro Liverpool (1-0 em casa e 2-0 fora) e só caíram nos ‘quartos’, perante o FC Barcelona, que venceria a prova.

Em polo oposto, os portistas conseguiram a ‘proeza’ de ficar no último lugar do seu agrupamento, atrás de Inter de Milão, Glasgow Rangers e do mais do que modesto Artmedia.

Os dois clubes só voltaram a estar a sós, na representação lusa, em 2011/12 e a história foi muito idêntica, com os ‘encarnados’, de Jorge Jesus, a ‘brilharem’, repetindo a presença nos quartos de final.

A formação da Luz venceu, invicto, um grupo com Basileia, Manchester United e Otelul Galati, e superou o Zenit nos oitavos de final, para cair nos ‘quartos’ também face ao que viria a ser o campeão da Europa, o Chelsea.

Quanto ao FC Porto, voltou a falhar, sendo terceiro do seu grupo, atrás de APOEL Nicósia e Zenit e à frente do Shakhtar Donetsk. Tombou para a Liga Europa e caiu logo nos 16avos de final, face ao Manchester City (1-2 em casa e 0-4 fora).

Dois anos depois, o Benfica foi, uma vez mais, melhor do que o FC Porto na fase de grupos, mas mesmo somando o dobro dos pontos (10 contra cinco), não seguiu para os ‘oitavos’.

Ambos caíram na Liga Europa, com os lisboetas a chegarem até à final, para caírem no desempate por grandes penalidades perante o Sevilha, que, nos quartos de final, afastara os ‘dragões’ (0-1 fora e 4-1 em casa).

Na última ‘batalha’ a dois, em 2015/16, o Benfica, já de Rui Vitória, foi muito mais forte do que o FC Porto, ao conseguir nova presença nos quartos de final, enquanto os ‘azuis e brancos’ não passaram a fase de grupos.

Os ‘encarnados’ foram segundos do Grupo C, atrás do Atlético de Madrid, que até venceram no Calderón (2-1), e à frente de Galatasaray e Astana. Nos ‘oitavos’, superaram o Zenit (1-0 em casa e 2-1 fora), para depois serem afastados pelo Bayern Munique (0-1 fora e 2-2 na Luz).

Bem diferente, foi o percurso do FC Porto, que, no Grupo G, não ‘pôde’ com Chelsea e Dinamo Kiev, superiorizando-se apenas com o Maccabi Telavive, o que conduziu à Liga Europa, para perder logo nos 16avos de final, com o Borussia Dortmund (0-2 na Alemanha e 0-1 no Dragão).

Na sexta edição do ‘mano a mano’ entre Benfica e FC Porto na fase de grupos da ‘Champions’, em 2018/19, as ‘águias’ defrontam Bayern Munique, Ajax e AEK Atenas e os ‘dragões’ Lokomotiv Moscovo, Schalke 04 e Galtasaray.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?