loading

Itália-Portugal: San Siro de má memória para o lado luso

A seleção portuguesa de futebol vai pela quinta vez defrontar a Itália no mítico Estádio Giuseppe Meazza, também conhecido como San Siro, um palco de má memória para o lado da formação das 'quinas'.

Itália-Portugal: San Siro de má memória para o lado luso

Portugal saiu sempre derrotado da 'casa' de Inter Milão e AC Milan, tendo a mais 'dura' acontecido em 1993, por 1-0, num encontro que acabou com a seleção nacional afastada do Mundial dos Estados Unidos e com Carlos Queiroz, na altura selecionador, a 'disparar' em direção da Federação Portuguesa de Futebol.

Aliás, a equipa lusa sempre se deu mal nas 12 vezes, entre jogos oficiais e particulares, que atuou em solo italiano perante a seleção local, sendo que o melhor que conseguiu foi um empate (1-1) em 1967, no Estádio Olímpico de Roma, com Eusébio a fazer o tento português, num 'amigável'.

Na 13. ª presença em Itália, a primeira com o estatuto de campeão europeu, um empate como o obtido há meio século será suficiente para Portugal assegurar a fase final da Liga A da Liga das Nações, mas a história vai contra (e bem contra) as pretensões lusas, ainda mais atuando em San Siro.

A primeira vez que visitou esse estádio, em 1929, ainda com o nome de Comunale di San Siro (só a partir de 1980 recebeu o nome do ex-jogador Giuseppe Meazza), Portugal foi 'brindado' com uma goleada por 6-1, que é até hoje o resultado mais pesado ocorrido em duelos com os italianos.

Em 1957, na qualificação para o Mundial, Portugal sofreu uma pesada derrota, por 3-0, e a história repetiu-se 30 anos depois, em 1987, com o mesmo resultado, mas no apuramento para o Europeu.

Mas, a derrota mais 'amarga' sofrida em San Siro sucedeu seis anos depois, embora com um resultado bem mais simpático de 1-0, com a conhecida 'geração de ouro', liderada por Queiroz.

Portugal entrou em campo a uma vitória de garantir a qualificação para a fase final do Campeonato do Mundo, mas acabou por perder devido a um golo solitário de Dino Baggio e com Fernando Couto a ser expulso.

"É preciso varrer a porcaria da Federação Portuguesa de Futebol", disse Carlos Queiroz logo após o jogo, numa frase que caiu como uma 'bomba' e que ainda hoje é recordada como um dos momentos mais polémicos da seleção portuguesa.

Na última vez que atuou em Itália, em 2003, na cidade de Génova, a equipa portuguesa foi derrotada por 1-0, num encontro particular que serviu para preparar a participação no Euro2004, que aconteceu em solo luso.

No sábado, Portugal e Itália vão defrontar-se pela 27.ª vez, com a seleção lusa a ter um saldo bem negativo de seis vitórias, dois empates e 18 derrotas.

Contudo, a formação das 'quinas' vem de duas vitórias consecutivas perante os transalpinos, a primeira em 2015, por 1-0, num 'amigável' em Genebra e, mais recente, em setembro deste ano, pelo mesmo resultado, na primeira jornada da Liga das Nações, em Lisboa.

O primeiro encontro entre Portugal e Itália foi disputado em 18 de junho de 1925, com vitória da formação portuguesa, por 1-0, no Lumiar.

O encontro de sábado está agendado para as 20:45 (19:45 de Lisboa) e terá arbitragem do holandês Danny Makkelie.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?