loading

Portugal-Polónia: Registo positivo mas último duelo em casa deu empate

A seleção portuguesa de futebol empatou (2-2) na última vez que recebeu a Polónia, há mais de uma década, mas tem um registo positivo nos quatro duelos que as duas equipas protagonizaram em solo luso.

Portugal-Polónia: Registo positivo mas último duelo em casa deu empate

Antes deste empate, em 2007, na qualificação para o Euro2008, Portugal vinha de duas vitórias consecutivas, em 1982, por 2-1, na fase de apuramento para o Europeu de 1984, e em 1981, por 2-0, num particular.

Na primeira vez que recebeu a Polónia, em 1976, na qualificação para o Mundial1978, a seleção portuguesa somou a única derrota, ao 'cair' por 2-0.

No geral (casa, fora e neutro), em 12 encontros, Portugal venceu cinco e os polacos três, registando-se ainda quatro igualdades, a última nos quartos de final do Europeu de 2016, que Portugal acabou por ser mais feliz nas grandes penalidades.

O último duelo aconteceu em Chorzów, em setembro deste ano, já na Liga das Nações, e Portugal venceu por 3-2, pondo fim a uma série de quatro jogos seguidos sem conseguir vencer os polacos dentro do tempo regulamentar.

Antes desse jogo, o último triunfo luso tinha acontecido na Coreia do Sul, na fase de grupos da fase final do Mundial de 2002, por 4-0, o mais desnivelado de sempre entre as duas nações. Pedro Pauleta, com um 'hat-trick', foi a grande figura do encontro.

No Estádio da Luz, em Lisboa, na corrida para o Euro2008, Portugal virou de 0-1 para 2-1, com tentos de Maniche e Cristiano Ronaldo, mas deixou-se empatar já nos últimos minutos. Foi a última vez que portugueses e polacos se encontraram em solo luso.

Em 1982, também em Lisboa, mas no antigo Estádio da Luz, Nené e Fernando Gomes marcaram os golos da vitória da formação das 'quinas', com os polacos a reduzirem já nos descontos (2-1). Este triunfo ajudou Portugal a alcançar a qualificação para o Europeu de 1984.

Um ano antes, novamente na capital, mas no 'velhinho' José Alvalade, Nené e Shéu deram a vitória, num particular.

Em 16 de outubro de 1977, Portugal começou por perder no já extinto Estádio das Antas, no Porto, 2-0, por culpa de um 'bis' do histórico Grzegorz Lato.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?