loading

Crónica: FC Porto vence Boavista com golo de Hernâni nos descontos

Um golo de Hernâni já nos descontos permitiu ao FC Porto vencer hoje na visita ao Boavista, por 1-0, e assegurar a liderança isolada da I Liga portuguesa de futebol após a 11.ª jornada.

Crónica: FC Porto vence Boavista com golo de Hernâni nos descontos

Depois de uma primeira parte em que o Boavista bateu o pé ao FC Porto, o jogo sofreu uma grande transformação no segundo tempo porque os campeões dominaram, pressionaram, criaram lances de perigo e de golo e acabaram por ser premiados com um golo aos 90+5 minutos, numa sobra que Hernâni aproveitou.

Os ‘dragões’ seguram assim a liderança isolada do campeonato, com 27 pontos, mais três do que o Sporting de Braga, segundos classificados, com 24, na véspera de o Sporting poder ficar a dois, caso vença no recinto do Rio Ave, ao passo que o Boavista ocupa o 16.º posto, com nove pontos.

A primeira parte foi um combate cerrado pela bola e por cada centímetro do relvado, porque o Boavista, sobretudo, apostou forte num futebol musculado, com marcações apertadas e intensidade máxima nos duelos físicos.

Daí resultaram alguns lances ríspidos e protestos do FC Porto contra o árbitro e o adversário, ao ponto de, aos 23 minutos e na sequência de uma entrada dura sobre Jesus Corona, os dois técnicos terem mesmo trocado algumas palavras de desagrado.

O encontro começou com uma arrancada forte de Otávio pelo lado direito, aos quatro minutos, travada em falta à entrada da área boavisteira, lance a que o Boavista respondeu aos sete com a sua única ocasião de golo neste jogo, por Rafael Lopes.

O encontro sofreu depois, entre os 11 e os 15 minutos, quatro interrupções, devido a problemas físicos do médio Obiora e do guarda-redes Helton Leite e ao arremesso de um artefacto pirotécnico junto à baliza de Casillas, que tinha atrás de si, na bancada norte do Estádio do Bessa, os adeptos portistas.

Obiora acabou mesmo por sair devido a problemas físicos, foi substituído por Idris e o Boavista ficou a perder em lucidez.

O FC Porto ‘cresceu’ na reta final da primeira parte e Brahimi, aos 34, e Herrera e o argelino, aos 43, estiveram perto do golo, que não surgiu devido a boas intervenções de Helton Leite.

Os campeões nacionais subiram muito de produção na segunda parte e o Boavista, já sem a coesão defensiva da primeira parte, começou a ter problemas sucessivos, que se acentuaram à medida que o jogo caminhou para o fim.

Aos 48 minutos, por Marega, aos 53, por Herrera, e aos 60, por Filipe, o FC Porto podia ter marcado, o que só não aconteceu por falta de pontaria.

Descontente com o resultado, Sérgio Conceição substituiu Oliver por Soares, depois tirou Otávio e meteu Adrian e, por fim, aos 88 minutos, avançou com Hernâni para o lugar de Brahimi.

O técnico portista jogou, assim, tudo por tudo numa altura em que o Boavista sentia claras dificuldades ante os sucessivos raides ofensivos e já quase não conseguia sair de forma organizada do seu meio-campo.

A situações de perigo e de golo sucederam-se junto à baliza ‘axadrezada’, até que por fim Hernâni desbloqueou o impasse no resultado a favor da sua equipa, aproveitando uma sobra e uma falha da defesa adversária para fazer o golo, aos 95 minutos, quando já parecia que o nulo seria o resultado final

Na sequência do golo e dos festejos que se seguiram entre os jogadores e no ‘staff’ portista, Sérgio Conceição envolveu-se num bate-boca com o médio Idris e acabou por ser expulso na parte final de um dérbi intenso.

Programa da jornada

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018
Santa Clara - BSAD, 2 - 3

Sábado, 1 de Dezembro de 2018
Marítimo - V. Setúbal, 0 - 1
Benfica - Feirense, 4 - 0
Sp. Braga - Moreirense, 2 - 0

Domingo, 2 de Dezembro de 2018
Portimonense - Tondela, 3 - 2
Desp. Aves - Nacional, 2 - 3
Desp. Chaves - V. Guimarães, 0 - 1
Boavista - FC Porto, 0 - 1

Segunda-feira, 3 de Dezembro de 2018
Rio Ave - Sporting, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?