loading

I Liga (1.ª volta): Dyego Sousa é o 'matador' na sua melhor temporada

O brasileiro Dyego Sousa é o melhor marcador da primeira volta da I Liga portuguesa de futebol, com 12 golos, naquela que é já a sua melhor temporada de sempre.

I Liga (1.ª volta): Dyego Sousa é o 'matador' na sua melhor temporada

Com passagens por Leixões, Tondela, Portimonense e Marítimo antes de chegar ao Sporting de Braga, o brasileiro, de 29 anos, tinha como melhor registo 12 golos nas várias competições em duas temporadas, sendo que em 2018/19 já leva 16 (12 em 17 jogos no campeonato, um na Taça de Portugal e três na Taça da Liga).

Para chegar aos 12 golos, o brasileiro, titular 15 vezes, marcou em oito encontros, conseguindo dois 'bis' (Nacional e Vitória de Setúbal) e um 'hat-trick' (Feirense).

Dyego Sousa marcou os golos do triunfo frente ao Sporting (1-0) e ao Vitória de Setúbal (2-1), além de ter garantindo o empate na 17.ª e última jornada da primeira volta, no terreno do Portimonense (1-1).

Contudo, os números de Dyego Sousa são os piores nas últimas temporadas e é preciso recuar até 2011/12 para ver um melhor marcador com menos golos no final da primeira volta - o paraguaio Oscar Cardozo tinha 11, mas numa altura em que o campeonato tinha apenas 16 equipas e a primeira volta 15 encontros.

De lá para cá, os melhores marcadores tinham sempre mais do que 12 golos, mesmo em 2012/13 e 2013/14, quando o campeonato tinha apenas 16 equipas.

Em relação à última temporada, eram quatro os jogadores que tinham mais golos do que os que tem Dyego Sousa esta temporada, com Jonas (Benfica) a liderar à 17.ª jornada, com 20 golos, à frente de Bas Dost (16), do Sporting, e de Marega e de Aboubakar, ambos do FC Porto e com 14.

Dos três 'grandes' apenas Bas Dost manteve a veia goleadora do ano passado, com 10 golos em 11 jogos, sendo queJonas (seis em 10) nem é o melhor marcador do Benfica, 'batido' por Seferovic, com sete golos, tantos quantos Marega.

O pódio dos melhores marcadores da primeira volta fica completo com o brasileiro Carlos Vinicius, do Rio Ave, o hondurenho Rochez, do Nacional, e Wilson Eduardo (Sporting de Braga), o melhor português, todos com oito golos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?