loading

Jorge Costa admite ter propostas interessantes para voltar a treinar

O ex-treinador de futebol do Sporting de Braga Jorge Costa admitiu hoje ter possibilidades “interessantes” para voltar a treinar uma equipa portuguesa.

À margem da sessão de abertura do curso de treinadores de futebol UEFA Advanced, em Rio Maior, Jorge Costa assumiu como “objectivo” regressar ao comando técnico de uma equipa portuguesa na próxima época, assegurando estar apto para um novo desafio, após ter treinado o Sporting de Braga, na última temporada.

“O objectivo é esse, sentido que estou preparado para abraçar qualquer projecto. Ainda há algumas situações interessantes, provavelmente nos próximos dias poderá haver novidades”, frisou Jorge Costa, acrescentado que, se “depender” de si, voltará ao activo em breve.

Já o responsável pelas relações externas e internacionais do Sporting, Ricardo Sá Pinto, classificou o curso, que vai decorrer em regime de internato até 21 de Junho, como “mais uma etapa” na formação “pessoais e desportivos”, para obter “algumas ferramentas que possam ser úteis para o futuro”.

“Poderá passar por aí (carreira de treinador), mais tarde, por enquanto não, mas poderá, quando tiver de decidir e se tiver oportunidade para desempenhar essas funções, vou já queimando algumas etapas, de forma a estar preparado para o futuro”, referiu o ex-avançado.

Também o ex-extremo do Sporting e FC Porto Capucho, actual treinador-adjunto dos iniciados dos ''dragões'', manifestou a vontade de obter novos “conhecimento e aprendizagem” técnicos, para alargar horizontes.

“Dantes era jogador e pensava de maneira diferente, agora tenho de ter uma visão mais alargada do jogo e de ter mais conhecimentos'', disse.

Para o ex-avançado do FC Porto Romeu, que integra a equipa técnica dos juniores do Belenenses, a frequência do curso de treinadores UEFA Advanced e “é uma maneira de continuar ligado ao futebol”, que “a nível psicológico faz bem”, justificando o abandono da pratica profissional por lesão.

Além de Jorge Costa, Sá Pinto, Capucho e Romeu, também Paulinho Santos integra a lista de inscritos do curso, juntamente com os adjuntos Milton Mendes (ex-Marítimo), Jorge Rosário (Paok, Grécia), Raul José (Sporting Braga), Fernando Mira (Naval 1º Maio) e Duarte Correia (Nacional).

As treinadoras Helena Costa (1º Dezembro) e Alfredina Silva (ARC Várzea), que encaram com naturalidade a integração num grupo maioritariamente masculino, concordam que “a formação é benéfica para evoluir”, lamentando: “Se vivêssemos do futebol feminino nem tínhamos dinheiro para o curso”.

O coordenador técnico da FPF Arnaldo Cunha é o director pedagógico da acção que, nas disciplinas nucleares, conta com os formadores Jorge Castelo, metodologia de treino, Vítor Maças e Vítor Urbano, técnico-táctica, António Natal, capacidades motoras, Duarte Araújo, ciências do comportamento, Luís Cunha, gestão, Carlos Martinho, medicina desportiva, e Antonino Silva, leis do jogo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?