loading

Apito Final: Decisão da UEFA é «favorável» ao Benfica, João Correia

João Correia, advogado do Benfica, afirmou hoje que a deliberação do Comissão de Apelo da UEFA, que anulou a decisão de exclusão do FC Porto da Liga dos Campeões de futebol, é favorável ao Benfica.

A Comissão de Apelo da UEFA decidiu hoje remeter o processo para reapreciação na Comissão de Controlo e Disciplina, que a 04 de Junho tinha decidido não admitir do FC Porto na Liga dos Campeões de 2008/09, devido à condenação dos “dragões” pela Comissão Disciplinar da Liga de clubes por a dois actos de tentativa de corrupção de árbitros.

“O Benfica devia ter sido ouvido. O processo volta hoje à primeira instância. A decisão da UEFA é favorável ao Benfica, porque o clube não tinha sido ouvido na primeira instância”, afirmou João Correia, à saída da reunião da Comissão de Apelo, na sede da UEFA, em Nyon.

O advogado do Benfica deixou ainda críticas a João Leal, director jurídico da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que acusou de ter lançado dúvidas sobre se a decisão da Comissão de Disciplina da Liga Portuguesa de Futebol, de castigar o FC Porto com perda de seis pontos por tentativa de corrupção, tinha transitado em julgado.

“Estão aqui também em causa as declarações de João Leal, que não disse aqui que a decisão transitou em julgado, como devia ter feito. Não fez um bom serviço ao futebol português. Fazemos uma censura forte ao comportamento de João Leal», referiu.

João Correia duvida que o Conselho de Justiça da FPF tenha “força anímica” para decidir de “forma forte” o recurso apresentado presidente do FC Porto, Pinto da Costa, contra a suspensão de dois anos que lhe foi aplicada pela Comissão de Disciplina da Liga.

“Decisão (do CJ) será muito forte ou fraca depende, não sei se o Conselho de Justiça tens forças para decidir de forma forte, mas esperamos que sim. Embora duvide”, considerou.

Gama Lobo Xavier, representante do Vitória de Guimarães, referiu que “a decisão de primeira instância não estava devidamente fundamentada”.

“A UEFA não tem de aguardar pela decisão do Conselho de Justiça. A UEFA tem de pronunciar-se em tempo útil, porque os sorteios estão à porta”, considerou.

Segundo um porta-voz, a Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA vai reapreaciar o processo, de forma a que a 01 de Agosto, dia do sorteio da terceira pré-eliminatóra da Liga dos Campeões esteja tudo resolvido.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?