loading

Nota: Caro visitante, o acesso à informação do nosso site é gratuita e de livre acesso. Tal só é possível exibindo anúncios a quem nos visita. Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios.

Etíope Deso Gelmisa vence maratona do Porto

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Facebook

Outras Notícias

Sondagem

Frederico Varandas deve pedir a demissão de presidente do Sporting?

O etíope Deso Gelmisa venceu hoje a 16.ª edição da maratona do Porto, com o tempo de 02:09.08 horas, ficando a três segundos do recorde da prova, estabelecido pelo ugandês Robert Chemonges em 2018.
Etíope Deso Gelmisa vence maratona do Porto

Gelmisa alcançou um novo recorde pessoal, ao retirar mais de três minutos à marca de 2.12.38 estabelecida em 2018, na cidade chinesa de Dalian, e impôs-se nos quilómetros finais ao queniano Victor Kiplimo (02:10.56 horas), que também ‘pulverizou’ a marca individual de 2:11.04 obtida em maio em Copenhaga, na Dinamarca.

Em terceiro lugar ficou o etíope Debele Belda, que terminou os 42,195 quilómetros no Porto com o tempo de 02:14.22.

O melhor português em prova foi Carlos Costa, atleta do São Salvador do Campo, que completou a maratona ao fim de 02:21.56 horas, fixando-se na sétima posição da geral.

Na competição feminina, a vencedora foi a etíope Bontu Bekele Gada, que melhorou o seu recorde pessoal com o tempo de 02:33.38, superando as compatriotas Mestawot Tadesse (02:39.14) e Genet Getaneh (02:40.59), segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Rosa Madureira, do AD Marco 09, foi a melhor portuguesa, ao terminar na quinta posição, com 02:49.53 horas.

O evento portuense voltou a receber o nível de bronze da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), distinção que atesta a qualidade de uma das provas pertencentes ao circuito mundial das maratonas.

Além da distância olímpica, o certame englobou ainda uma corrida de 15 quilómetros e com vertente solidária, já que as receitas revertem a favor da Associação Portuguesa de Osteoporose, bem como uma caminhada de seis quilómetros, destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos.

De acordo com a organização inscreveram-se mais de 16.000 pessoas de 75 nacionalidades (44% dos inscritos são atletas internacionais) nas três provas, sendo que a vertente de maior distância conta com cerca de 6.000 participantes.

A 16.ª edição da Maratona do Porto percorreu artérias dos concelhos de Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos.

Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Relacionadas

Na Primeira Página

Pode gostar de ler