loading

Ronaldo procura prémio da FIFA mas tem reinado ameaçado por Messi

Cristiano Ronaldo pode começar 2009 com a conquista do prémio de jogador do ano da FIFA, isto depois de um 2008 de ''sonho'' do futebolista português do Manchester United, que culminou com a Bola de Ouro e o Mundial de Clubes.

Ronaldo procura prémio da FIFA mas tem reinado ameaçado por Messi

» Lista de Vencedores

Além de ter arrecadado o galardão da France Football, aos 23 anos, o madeirense Cristiano Ronaldo Santos Aveiro ''apoderou-se'' do mundo do futebol, fazendo as capas de jornais por todo o planeta, tornando-se igualmente numa figura muito apetecível para as revistas ''cor-de-rosa'' e os sensacionalistas tablóides ingleses.

Em 2009, o jogador português, lançado na equipa principal do Sporting há sete anos, com apenas 17 anos, parte como o principal favorito à conquista do galardão de jogador do ano da FIFA, que será anunciado a 12 de Janeiro, isto depois de ter sido terceiro em 2007, atrás do brasileiro Kaká (primeiro) e do argentino Lionel Messi (segundo).

Além de Ronaldo, também Messi (FC Barcelona) e Kaká (AC Milan) voltam a estar na lista de candidatos ao prémio, juntamente com os espanhóis Fernando Torres (Liverpool) e Xavi (FC Barcelona).

''CR7'' pode tornar-se no segundo português a conquistar o prémio FIFA, depois de Figo, que venceu em 2001, mas dificilmente conseguirá continuar sentado no trono do futebol Mundial em 2009, reinado esse que deverá ser ocupado pelo argentino Lionel Messi, com o sueco Zlatan ibrahimovic, do Inter de Milão, a entrar igualmente na luta.

No ano que termina, o internacional português, além do recente Mundial de Clubes, conquistou a Liga dos Campeões e a Liga inglesa, provas em que foi o maior goleador, com os 31 golos da ''Premier League'' a valerem a ''Bota de Ouro'', prémio para o melhor marcador dos campeonatos europeus.

Caso junte o prémio da FIFA à ''Bota de Ouro'' e a ''Bola de Ouro'', prémio conquistado por Eusébio, em 1965, e Luís Figo, em 2000, o astro luso dos ''red devils'' torna-se no segundo jogador da história a vencer os três prémios no mesmo ano, depois do brasileiro Ronaldo, em 1997.

Contudo, nem tudo em 2008 foi perfeito para Cristiano Ronaldo que viveu alguns momentos conturbados na selecção portuguesa e durante o Verão, quando assumiu publicamente o seu desejo que trocar o Manchester United pelos espanhóis do Real Madrid.

Com um total 62 jogos e 21 golos com a camisola das ''quinas'', o extremo luso não se conseguiu exibir ao mesmo nível na selecção nacional, com especial destaque para a prestação no Euro2008, em que apenas marcou um golo, com Portugal a ficar pelo caminho nos quarto-de-final, saindo sem glória da competição.

Mais recentemente, o jogador reagiu aos apupos do público da selecção portuguesa, durante o ''nulo'' frente à Albânia, em jogo de qualificação para o Mundial2010, e saiu claramente derrotado do duelo com Kaká, no encontro particular entre Portugal e Brasil, com o ''escrete'' a golear a equipa lusa por 6-2.

Gorada a transferência para capital espanhola, e quando se esperava que Cristiano Ronaldo pudesse enfrentar alguma ''fúria'' em Old Trafford, o português reconquistou os adeptos dos ''red devils'', que esqueceram o episódio e voltaram a cantar ''There's only one Ronaldo'', e alcançou a marca de 100 golos marcados com camisola do clube inglês.

No topo do Mundo desportivo e com vários prémios conquistados, Cristiano Ronaldo ganhou igualmente a atenção dos repórteres de tablóides, que diariamente preenchem as páginas de revistas e jornais com os vários romances e o estilo de vida ''superstar'' do português.

O namoro com a espanhola Nereida Gallardo, entretanto terminado pelo jogador luso, foi o tema ''quente'' das revistas ''cor-de-rosa'' durante todo o Verão, com Ronaldo a aparecer frequentemente nas capas e páginas das publicações em fotografias paparazzi.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?