loading

Covid-19: Linha de Apoio ao Farmacêutico recebeu mais de 7.000 chamadas em dois meses

A Linha de Apoio ao Farmacêutico (LAF) recebeu mais de 7.000 chamadas em dois meses, a maioria relacionadas com a dispensa de medicamentos hospitalares, segundo dados da Ordem dos Farmacêuticos avançados hoje à agência Lusa.

Covid-19: Linha de Apoio ao Farmacêutico recebeu mais de 7.000 chamadas em dois meses

Criado pela Ordem dos Farmacêuticos (OF), em parceria com as associações ligadas ao setor, para apoiar os farmacêuticos durante a pandemia de covid-19, a LAF, um número gratuito (800 219 219), está capacitada para responder a dúvidas e questões frequentes em matérias técnico-científicas e do foro profissional.

Desde que entrou em funcionamento (em 16 de março) e até 18 de maio, recebeu 7.095 chamadas, 4.363 das quais (61,5%) tiveram como motivo a dispensa de medicamentos hospitalares, 297 (4,2%) equipamentos de proteção individual, 145(2%) desinfetantes a antissépticos, 106 (1,5%) procedimentos perante casos suspeitos e 95 (1,3%) procedimentos de medidas de prevenção.

Em declarações à Lusa, a bastonária da OF, Ana Paula Martins, explicou que a LAF foi um projeto criado “na primeira semana da emergência”, tendo nas duas primeiras semanas estado muito virada para questões relacionadas com os equipamentos de proteção individual e as soluções desinfetantes.

Também surgiram “muitas perguntas” relacionadas com medicamentos, porque “as pessoas queriam comprar a medicação que ouviam dizer que era importante ter em casa por causa da covid”, disse a bastonária, à margem de uma visita a uma farmácia em Lisboa, onde juntamente com o bastonário da Ordem dos Médicos fizeram uma entrega simbólica de máscaras cirúrgicas no âmbito do projeto “Todos por quem Cuida”.

A partir da segunda semana foi montada a “Operação luz verde”, um serviço gratuito para os utentes e para os hospitais, que visa garantir que os doentes com cancro, VIH-sida, esclerose múltipla e outras doenças continuem a toma a medicação de dispensa hospitalar sem ter de se deslocar ao hospital.

A dispensa da medicação é articulada pela Linha de Apoio ao Farmacêutico e efetuada pela farmácia escolhida pelos doentes. Os dados da OF indicam que já foram aprovados 11.083 processos pelos hospitais para entrega de medicamentos em proximidade e que foram selecionadas pelos utentes 2.138 farmácias, de 273 concelhos do país, que já notificaram 5.379 dispensas de medicamentos entre 23 de março e 10 de maio.

Para a bastonária, foi “um trabalho importantíssimo” ao qual a LAF esteve dedicada 90% no último mês e meio.

No final de maio, terminará formalmente a operação que “era um esforço coletivo de muitas entidades com um fundo próprio para a altura de emergência”.

“Agora o Ministério da Saúde e o Infarmed terão que olhar para a experiência que tivemos”, para aquilo que os hospitais e os seus serviços farmacêuticos pensam fazer e para “as opções que os doentes experimentaram e que querem continuar a manter”, defendeu.

Foi “um tempo excecional” em que médicos farmacêuticos, distribuidores, farmácias hospitalares e comunitárias e doentes estiverem todos “no mesmo barco”.

“Agora é altura de pensar com a experiência que tivemos como é que este serviço se pode montar e qual é a vontade que o Ministério da Saúde tem em o manter e em que moldes”, insistiu, sublinhando que esta “era uma necessidade há muito tempo e agora tornou-se uma prioridade”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?