loading

Crónica: Famalicão empata com Boavista e adia decisão da Europa para última jornada

O Famalicão ‘adiou’ para a última jornada a decisão sobre um lugar nas provas europeias, depois de empatar 2-2 com o Boavista, em partida da 33.ª e penúltima jornada da I Liga de futebol.

Crónica: Famalicão empata com Boavista e adia decisão da Europa para última jornada

O Rio Ave, rival direto dos famalicenses, não venceu em casa com o Santa Clara (empatou 2-2), e, por isso, deixou tudo em aberto para o Famalicão poder garantir já hoje, pelo menos, o quinto lugar na prova. Caso vencesse, a equipa comandada por João Pedro Sousa poderia já assegurar um lugar na segunda pré-eliminatória da Liga Europa.

O Boavista, por outro lado, já com a manutenção garantida, no 11.º lugar, com 39 pontos, soma assim o quarto jogo consecutivo sem vencer, mas interrompe uma série de três derrotas.

Com duas partes distintas, a equipa do Famalicão esteve melhor no primeiro tempo, mas o Boavista conseguiu recuperar e apresentou-se muito forte nos minutos finais do primeiro tempo e ao longo de toda a segunda parte.

A formação da casa começou logo aos quatro minutos a ameaçar a baliza adversária. Após um passe, na ‘queima’, para Helton Leite, Toni Martínez conseguiu cortar em direção à baliza. Ainda assim, a bola acabou por sair pela linha de fundo.

Quatro minutos depois, os mesmos protagonistas. Toni Martínez, após uma perda de bola do Boavista, rematou em direção à baliza, mas o guardião ‘boavisteiro’ voltou a estar em destaque, negando o golo.

No entanto, o espanhol não ia sair do encontro sem faturar: no minuto seguinte, após um canto, atirou, de cabeça, para dentro da baliza, fazendo o primeiro do Famalicão.

Depois do golo, o Boavista começou a subir no terreno, criando grandes dificuldades à formação da casa. Os ‘axadrezados apareceram’ melhor nesta fase, contudo, o jogo disputou-se muito no meio campo, sendo que os lances de perigo à baliza foram muito escassos.

Aos 38 minutos, a equipa do Bessa teve a primeira grande oportunidade de golo, com Bueno a conseguir fazer um roubo de bola a Racic, mas a adiantar muito, permitindo que Vaná segurasse.

Logo de seguida foi a vez de Cassiano fazer o jeito ao pé, mas, mais uma vez, o guarda-redes brasileiro negou o golo.

Antes do intervalo, e contra a corrente do jogo, o Famalicão aumentou a vantagem através de uma grande penalidade assinalada devido a mão de Lucas e que Fábio Martins não desperdiçou.

Na segunda parte, manteve-se a tendência e o Boavista continuou a crescer no terreno e rapidamente conseguiu recuperar a desvantagem e chegar ao empate.

Aos 62 minutos, Cassiano reduziu e, aos 73, através de uma grande penalidade apontada por Bueno, os visitantes repuseram a igualdade em Vila Nova de Famalicão.

Os minutos finais do encontro foram bastante elétricos com o golo a poder cair para qualquer lado. O Boavista manteve a pressão e o Famalicão acordou nos últimos minutos, mantendo a emoção da partida até ao último segundo.

No entanto, o empate manteve-se, ‘adiando’ as contas europeias para a última jornada: o Famalicão soma 53 pontos, mais um do que o Rio Ave, mas tem vantagem no confronto direto.

Programa da jornada

Sábado, 18 de Julho de 2020
Rio Ave - Santa Clara, 2 - 2
Famalicão - Boavista, 2 - 2

Domingo, 19 de Julho de 2020
BSAD - Gil Vicente, 1 - 0
V. Guimarães - Marítimo, 1 - 0

Segunda-feira, 20 de Julho de 2020
Paços Ferreira - Portimonense, 2 - 1
Tondela - Sp. Braga, 1 - 0
FC Porto - Moreirense, 6 - 1

Terça-feira, 21 de Julho de 2020
Sporting - V. Setúbal, 0 - 0
Desp. Aves - Benfica, 0 - 4

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?