loading

Covid-19: Portugal entrega hoje material a Cabo Verde para reforçar testagem

A cooperação portuguesa entrega hoje às autoridades cabo-verdianas dois equipamentos para a realização de testes de diagnóstico PCR à covid-19 e material de laboratório, o que permitirá diminuir o tempo de espera da testagem.

Covid-19: Portugal entrega hoje material a Cabo Verde para reforçar testagem

A entrega, segundo informação da cooperação portuguesa, é feita através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que se associa à Fundação Calouste Gulbenkian, e visa “reforçar a capacidade de diagnóstico da covid-19 em Cabo Verde”.

O apoio consiste na oferta de dois equipamentos para a realização de exames com a técnica PCR-RT e materiais para os laboratórios de virologia, que permitirão a realização de 1.000 testes para o diagnóstico da covid-19 na ilha de Santiago, “duplicando a capacidade de resposta”.

Também aumentará a capacidade de resposta na ilha de Fogo, o novo foco da pandemia da covid-19 no arquipélago, “respondendo às necessidades da Região Sanitária Fogo/Brava e reduzindo significativamente o tempo de espera do resultado dos testes”.

Cabo Verde registava ao final de terça-feira um acumulado de 3.568 casos de covid-19, com 37 mortes.

A cooperação portuguesa recorda que a maioria dos novos casos “resultam de transmissão comunitária”, levando a que as autoridades tenham vindo a aumentar o número de testes diários, tendo já sido realizados mais de 41 mil testes.

“O aumento do número de equipamentos de PCR-RT ao serviço das autoridades sanitárias em Cabo Verde, para além de ter impacto nos esforços de combate à pandemia de covid-19, permitirá, a médio e longo prazo, a implementação de outros testes laboratoriais e abrirá possibilidades de desenvolvimento de investigação local”, lê-se na mesma nota.

Este apoio do instituto Camões enquadra-se no Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia Covid-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português, que envolve um investimento de três milhões de euros.

Implica a disponibilização de material médico e proteção individual, num total de cerca de 800 mil itens e 96 ações de formação, ao longo de um ano.

A cerimónia de entrega dos equipamentos realiza-se hoje, pelas 11:30 locais (13:30 em Lisboa) no Ministério da Saúde e Segurança Social, na cidade da Praia.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?