loading

I Liga: Sporting de Braga 'fareja' terceiro lugar que abre portas da 'Champions'

Depois do terceiro lugar da época passada, o segundo na sua história, o Sporting de Braga quer voltar a ‘morder os calcanhares' aos três ‘grandes' e disputar os lugares cimeiros da I Liga de futebol.

I Liga: Sporting de Braga 'fareja' terceiro lugar que abre portas da 'Champions'

Para esta época, que começam no sábado, diante do campeão nacional FC Porto, no Estádio do Dragão, os minhotos não estabeleceram uma meta concreta, mas o objetivo mínimo é ficar nos quatro primeiros lugares, zona da tabela classificativa na qual mais vezes têm terminado nos últimos 15 anos.

Os bracarenses reforçam a cada ano o estatuto de equipa mais forte e consistente a seguir aos três ‘grandes' e, sem que seja assumido, parecem apontar ao Sporting como concorrente direto, isto numa época em que o terceiro lugar dará acesso à fase preliminar da Liga dos Campeões.

António Salvador quer evitar a instabilidade no comando técnico da época passada, na qual a equipa teve cinco treinadores: a Abel Ferreira, que saiu pouco depois do início da pré-época, sucederam-lhe Ricardo Sá Pinto, Rúben Amorim e Custódio Castro, mas foi o interino Artur Jorge, ex-jogador do clube, chamado então dos juniores e agora nos sub-23, a garantir o terceiro posto.

Para isso, o presidente do Sporting de Braga apostou, para as próximas duas épocas, em Carlos Carvalhal, que levou o Rio Ave ao quinto lugar na última temporada.

Outro antigo jogador dos minhotos, Carvalhal já tinha passado pelo clube como técnico, em 2006/07, sem sucesso.

"O meu ADN é o Braga", frisou o treinador na sua apresentação, assegurando ainda que, se os jogadores acreditarem na sua proposta de jogo, "o céu é o limite".

O internacional argentino Nicolas Gaitán, que esteve seis anos no Benfica, saindo depois para o Atlético de Madrid, é o reforço mais sonante dos ‘arsenalistas'.

Com 32 anos, o extremo passou depois por campeonatos menos competitivos como o chinês e o norte-americano e, na segunda metade da época anterior, jogou [pouco] nos franceses do Lille.

André Castro, Al Musrati, Iuri Medeiros e Guilherme Schettine são outros dos reforços do Braga, que viu sair Trincão para o FC Barcelona, Palhinha [regressou ao Sporting], Wilson Eduardo [rumou ao Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos] ou o campeão europeu Eduardo, que terminou a carreira e passou a treinador de guarda-redes.

‘Alvos' apetecidos por outros clubes, Ricardo Horta e Paulinho mantiveram-se, assim como todo o setor defensivo, mas o ‘mercado' só fecha em 06 de outubro.

Pelos jogos de preparação, Carlos Carvalhal vai pôr a equipa a jogar num 3x4x3, sistema que melhores ‘frutos' deu na época passada, em especial com Rúben Amorim [agora no Sporting], que o implementou e com o qual, por exemplo, a equipa venceu a Taça da Liga, em janeiro.

Chegar à finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga - e depois vencê-las - são ambições renovadas todos os anos pelos responsáveis bracarenses, assim como chegar o mais longe possível na Liga Europa, em cuja fase de grupos tem entrada direta e que começa a disputar em 22 de outubro.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?