loading

João Henriques: «Não levamos os pontos que queríamos»

Declarações de João Henriques, treinador do Vitória de Guimarães, após a derrota frente ao FC Porto (2-3), em jogo da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

João Henriques: «Não levamos os pontos que queríamos»

"[Estou] satisfeito apenas com aquilo que vai ser o futuro do Vitória. De resto, o resultado não nos dá nada. Queiramos vencer. Queríamos não sofrer os golos que sofremos e da forma que os sofremos. O segundo e o terceiro golo são reveladores da imaturidade da equipa. Contra estas equipas, esses traços de imaturidade são evidentes.

Quando uma equipa que passa para a frente do marcador e sofre no minuto seguinte, isso afeta. Esses detalhes definem o resultado. Esses jogos fazem com que vamos aprendendo e crescendo. Não levamos os pontos que queríamos. A equipa cumpriu o plano estratégico. Queríamos ser incisivos quando atacávamos. Fomos [ao marcar o 1-0]. Depois, num erro coletivo, permitimos que o Sérgio [Oliveira] colocasse uma bola em profundidade para o FC Porto fazer golo [1-1].

Na segunda parte, voltámos melhor do que no final da primeira. Voltamos a ser incisivos quando chegámos à frente. Não podemos é sofrer o empate assim e o terceiro golo daquela forma. Permitimos ao adversário ter mais bola, circulá-la, impedindo-os de jogar por dentro e obrigando-os a jogar por fora. Anulámos quase sempre os cruzamentos. Houve também muitos remates [do FC Porto] para fora. Estava tudo preparado para sairmos com qualidade, mas nem sempre conseguimos.

Quando estamos a vencer por 1-0, há um amarelo que fica por mostrar ao Romário Baró, que seria o segundo. É mais um detalhe na história de um jogo que fica marcado pela nossa imaturidade.

Defrontávamos o campeão nacional em título e sabíamos o grau de dificuldade do jogo, mas queríamos vencer. Queremos transformar esta imaturidade em maturidade competitiva o mais rapidamente possível. Faltou-nos solidez e frieza para garantir que os três pontos ficassem em Guimarães. Na globalidade, isso deixa-nos otimistas para com o futuro, mas, para já, não nos deixa nada. Queríamos ganhar. Queríamos ir em vantagem para o intervalo. As equipas maduras neste tipo de jogos raramente permitem estas situações.

Há dois meses, não conseguiríamos fazer este tipo de jogo. A equipa está mais sólida, com resultados a aparecerem. Vamos tentar diminuir os erros ao longo da competição. Os jogos vão trazer a maturidade competitiva desejada. O quinto lugar não é excelente. Queríamos alcançar o FC Porto. Sabemos para onde queremos ir e fazer uma boa campanha. Não estamos satisfeitos no quinto lugar. Queríamos apanhar o 'comboio' das quatro equipas presumivelmente mais fortes."

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?