loading

Tóquio-2020: COI classifica como «inapropriadas» declarações do presidente dos Jogos Olímpicos

O Comité Olímpico Internacional (COI) classificou hoje como «absolutamente inapropriados» e contrários à política do organismo os comentários ofensivos sobre mulheres feitos há seis dias pelo presidente do comité organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio-2020.

Tóquio-2020: COI classifica como «inapropriadas» declarações do presidente dos Jogos Olímpicos

“Os recentes comentários do presidente Yoshiro Mori foram absolutamente inapropriados e contrários aos nossos compromissos”, refere o organismo em comunicado, seis dias depois do responsável nipónico ter dito que as mulheres têm dificuldade em ser concisas, observando que os membros femininos do órgão a que preside “sabem colocar-se no seu lugar”.

Em comunicado, o COI garante que a “comunidade desportiva pode estar segura” de que o organismo “manterá o seu compromisso de implementar uma política de não discriminação, igualdade de género, inclusão e solidariedade”.

Um dia depois de ter proferido os comentários, Mori, de 83 anos, pediu desculpas e considerou-os “contrários ao espírito olímpico”, mas afastou a hipótese de uma demissão imediata, que começou a ser pedida nas redes sociais.

Questionado sobre se tencionava abandonar o cargo, por causa da polémica, Mori recusou à partida essa possibilidade, mas acrescentou: “Se todos me disserem que estou a incomodar, então deverei pensar nisso”.

Entretanto, cerca de 400 voluntários desistiram de dar apoio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, previstos para o verão, e o comité organizador tem recebido milhares de queixas sobre as declarações de Mori.

O comité organizador das duas competições convocou para o final de semana uma reunião para debater a polémica, que também está a ser criticada por vários patrocinadores.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?