loading

Tóquio2020: Dez atletas russos sob bandeira neutra autorizados no atletismo

Um total de 10 russos poderão competir em eventos de atletismo nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este verão, mas sob bandeira neutra, explicou hoje a federação internacional, a World Athletics.

Tóquio2020: Dez atletas russos sob bandeira neutra autorizados no atletismo

A decisão de retomar a permissão de atletas neutros autorizados, suspensa desde novembro de 2019, permite a uma dezena de atletas preencher a quota desde que compitam no estrangeiro e sob regras de antidopagem apertadas.

A Rússia está suspensa dos grandes palcos desportivos, como os Jogos Olímpicos, devido a um escândalo de doping institucionalizado, e a utilização da bandeira neutra, no atletismo, foi suspensa em 2019 devido à acusação sobre a federação de atletismo russa de que estaria a providenciar a Danyl Lysenko documentos falsos sobre a sua localização e viagens.

A decisão hoje aprovada é mais um passo para a admissão de atletas russos nas próximas provas, como na Liga Diamante, e abre, para Tóquio2020, espaço para atletas como a tricampeã mundial do salto em altura, Mariya Lasitskene.

Esta posição segue-se ainda à aprovação das reformas de medidas antidopagem propostas pela federação russa, que incluem o incentivo à denúncia e o aumento da testagem.

A RusAF, como é conhecida aquela federação, está suspensa desde 2015, um período que abrange dois Jogos Olímpicos de verão e uns Jogos de inverno, com os atletas russos a competirem internacionalmente sob bandeira neutra, ou do Comité Olímpico, sem hino.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?