loading

Crónica: Famalicão conquista três importantes pontos frente ao Santa Clara

O Famalicão garantiu hoje uma importante vitória por 1-0 frente ao Santa Clara, dando um passo rumo à manutenção, numa partida da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Crónica: Famalicão conquista três importantes pontos frente ao Santa Clara

A equipa de Ivo Vieira, que esteve a jogar com mais um jogador desde os 35 minutos (expulsão de Nené), conseguiu aproveitar, no segundo tempo, essa vantagem, frente a uns insulares que nunca desistiram de tentar contrariar os anfitriões.

Para este encontro, o treinador da equipa famalicense fez três alterações no ‘onze’ em relação à equipa que defrontou o FC Porto com Verdonk, Diogo Queirós e Gustavo Assunção a darem lugar a Babic, Rúben Vinagre e Anderson. O central Babic regressou após vários meses afastado dos relvados devido a lesão.

Por seu lado, Daniel Ramos fez quatro mudanças em relação ao jogo com o Boavista, com Rui Costa, Ukra, Nené e Sagna a entrarem para os lugares de Rafael Ramos, Anderson, Allano e Cryzan.

A primeira parte ficou marcada pela expulsão de Nené, quando ainda só tinham decorridos 35 minutos de jogo. O jogador do Santa Clara atingiu com o cotovelo Iván Jaime e viu o cartão amarelo por esse lance, para, aparentemente por palavras dirigidas ao árbitro, Luís Godinho, ver de seguida o vermelho direto.

Até aí, a partida não teve muitos registos de perigo perto das balizas. Num jogo pouco fluído, mas equilibrado, as equipas sentiram dificuldades na parte ofensiva. Ambas revelaram muita cautela, mas isso foi mais evidente no Famalicão, que acusou a importância de conquistar pontos para se afastar da descida.

Aos 10 minutos, o Santa Clara teve a única oportunidade flagrante de golo, com Rui Costa a rematar forte à baliza, valendo aos locais a grande defesa de Luiz Júnior.

Mesmo depois da expulsão, manteve-se essa tendência. Nem a formação da casa, a jogar com mais um, conseguiu intensificar os ataques à baliza.

Ainda assim, e já em cima do apito para o intervalo, Pêpê deixou no ar o ‘cheirinho' a golo. O jogador do Famalicão, num remate frontal, atirou com força a bola ao poste da baliza de Marco.

Para o segundo tempo, o Famalicão entrou mais organizado e determinado. O jogo começou por ter apenas um sentido, o da baliza de Marco.

Logo aos 52 minutos, Pêpê voltou a ameaçar, ao fazer a bola rasar a trave. Percebia-se perfeitamente as intenções do Famalicão e o quão imperativo era conquistar pontos, aproveitando a vantagem numérica.

Aos 69 minutos, os famalicenses marcam por intermédio de Ivo Rodrigues, no entanto, e após consultar o VAR, o árbitro anulou o lance por fora de jogo.

O Santa Clara reagiu e tentou lutar contra a corrente, mas encontrou pela frente um guarda-redes do Famalicão inspirado. Luiz Júnior negou por diversas vezes o golo à equipa açoriana.

Mas, a pressão do Famalicão tornou-se muito intensa e, já perto do fim, uma mão de Sagna dentro da área famalicense, ditou o penálti. Ivo Rodrigues não desperdiçou a oportunidade e colocou a formação da casa na frente do marcador.

Os últimos minutos foram bastante intensos, mas sempre sem grande perigo. O Santa Clara ainda teve tempo, nos descontos, de ver mais um jogador expulso, desta feita, Sagna, por acumulação de amarelos.

O Famalicão controlou da melhor forma até ao apito final e conquistou três importantes pontos para alcançar o objetivo da permanência.

Programa da jornada

Quarta-feira, 5 de Maio de 2021
Sp. Braga - Paços Ferreira, 1 - 1
Marítimo - Gil Vicente, 0 - 1
Rio Ave - Sporting, 0 - 2

Quinta-feira, 6 de Maio de 2021
Moreirense - Nacional, 2 - 2
BSAD - Portimonense, 1 - 0
Benfica - FC Porto, 1 - 1
Farense - V. Guimarães, 2 - 2

Sexta-feira, 7 de Maio de 2021
Famalicão - Santa Clara, 1 - 0
Boavista - Tondela, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?