loading

Mundial 2010: Milagre mantém Di Maria e Aimar na corrida

O Chile tornou-se sábado na terceira selecção sul-americana a garantir a presença no Mundial de futebol de 2010, num dia em que um milagre manteve a Argentina de Diego Maradona na corrida ao apuramento directo.

Mundial 2010: Milagre mantém Di Maria e Aimar na corrida

Perante um Perú que ocupava o último lugar do grupo sul-americano de apuramento, a Argentina tinha a obrigação de vencer e tudo levava a crer que iria garantir os três pontos, depois de ter-se adiantado no marcador aos 51 minutos, por Higuain, que recebeu um passe do benfiquista Pablo Aimar, substituído aos 76.

No entanto, a equipa argentina, que contou ainda com outro benfiquista, Di Maria, mas este durante os 90 minutos, foi baixando de produção, acabando por ficar encostada na sua defensiva nos minutos finais da contenda, ao mesmo tempo que as condições climatéricas ficavam cada vez piores.

Já numa altura em que poucos acreditavam noutro desfecho para o jogo, Hernan Reguiffo, aos 90, igualou a contenda, deixando de rastos o seleccionador Maradona.

Num último fôlego, os jogadores argentinos conseguiram ''encostar'' os peruanos ''às cordas'' e, já mesmo nos segundos finais, voltaram à vantagem.

Na sequência de um pontapé de canto, a bola foi rechaçada e, depois de alguns ressaltos, sobrou para o veterano Martin Palermo, que, aparentemente em fora-de-jogo, anotou o tento da vitória argentina, comemorado efusivamente por Maradona.

Já mesmo quando tudo parecia estar decidido, os peruanos, no reinício da contenda, ainda provocaram novo susto em Maradona, quando um ''chapéu'' quase traía o guarda-redes contrário, fazendo a bola embater na barra.

Em festa ficou o Chile com o apuramento da sua selecção para o Mundial, equipa que foi à Colômbia, que contou com o portista Falcao os 90 minutos, vencer por 4-2, apurando-se para a África do Sul e afastando de vez os anfitriões.

Na corrida continua o Uruguai, conjunto que foi vencer ao Equador por 2-1, depois de ter estado na posição de perdedor, mas que conseguiu dar a volta, surgindo o golo da vitória já em cima dos 90 minutos.

O tento da vitória dos uruguaios surgiu através de Diego Forlan, num encontro em que alinharam os 90 minutos o benfiquista Maxi Pereira e o portista Álvaro Pereira, enquanto o também portista Jorge Fucile entrou aos 60 minutos.

Por seu turno, o já apurado Paraguai, além deste conjunto também o Brasil tinha garantido anteriormente a presença no mundial, foi vencer à Venezuela por 2-1, num encontro em que o benfiquista Óscar Cardozo pôde dar sequência à sua boa forma, anotando o segundo tento aos 80 minutos, três minutos depois de ter entrado em campo.

Quarta-feira, disputa-se a última ronda, destacando-se o decisivo Uruguai-Argentina, as duas formações que se encontram nos quinto e quarto lugares, respectivamente.

Num grupo em que o quarto garante o apuramento directo, enquanto o quinto disputa um último ''play-off'' com uma selecção da CONCACAF, Argentina e Uruguai garantem desde logo a qualificação em caso de vitória.

No entanto, nenhum deles pode perder, nem os dois podem empatar, sob pena do Equador, que joga em casa do apurado Chile, poder intrometer-se na luta.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?