loading

UEFA usa cores do arco-íris no símbolo e lembra empenho na luta contra a discriminação

A UEFA reafirmou hoje o «empenho» na luta contra a discriminação, colocando as cores do arco-íris no símbolo, depois de ter recusado que o estádio Allianz Arena fosse iluminado com as mesmas cores, associadas à comunidade LGBT.

UEFA usa cores do arco-íris no símbolo e lembra empenho na luta contra a discriminação

“Hoje, a UEFA orgulha-se de vestir as cores do arco-íris. É um símbolo que promove tudo aquilo em que acreditamos - uma sociedade mais justa e igualitária, tolerante com todos, independentemente de sua origem, crença ou género”, refere um comunicado do organismo, que tem sido bastante criticado pela decisão anunciada na terça-feira.

O organismo que gere futebol europeu observou que “algumas pessoas interpretaram como ‘política’ a decisão de recusar o pedido da cidade de Munique para iluminar a Allianz Arena com as cores do arco-íris” durante o jogo de hoje, entre as seleções da Alemanha e da Hungria, do Euro2020 de futebol.

“Pelo contrário, o pedido, ele próprio, é que era político, relacionado com a presença da equipa de futebol da Hungria no estádio. Para a UEFA, o arco-íris não é um símbolo político, mas um sinal do nosso firme comprometimento para uma sociedade mais diversificada a inclusiva”, assinalou.

Após a recusa, baseada nos seus estatutos de “organização política e religiosamente neutra”, a UEFA foi criticada por várias organizações ligadas à comunidade LGBT e por vários responsáveis europeus.

A iniciativa, proposta pelo município de Munique, visava manifestar apoio à comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero) na Hungria, Estado-membro da União Europeia que aprovou recentemente uma lei que proíbe a divulgação de conteúdos sobre orientação sexual a menores de 18 anos.

As seleções da Alemanha e da Hungria defrontam-se hoje, às 20:00 (hora de Lisboa) no estádio Allianz Arena, em jogo da terceira e última jornada do grupo F, do Euro2020, que também integra as seleções de Portugal e França, que jogam à mesma hora, em Budapeste.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?