loading

Tóquio-2020: Telma Monteiro é a primeira a tentar repetir pódio

A judoca Telma Monteiro é a primeira medalhada portuguesa a tentar repetir um dos lugares de pódio em Tóquio-2020, na segunda-feira, no terceiro dia dos Jogos Olímpicos.

Tóquio-2020: Telma Monteiro é a primeira a tentar repetir pódio

A medalha de bronze no Rio2016 vai lutar nos tatamis do pavilhão Nippon Budokan, na capital japonesa, em 26 de julho, no mesmo dia em que João Pereira e João Silva disputam as provas de triatlo no parque da marina de Odaiba.

Antes, já entraram em prova os ciclistas João Almeida e Nelson Oliveira, logo no primeiro dia dos Jogos, no sábado 24 de julho, na corrida de fundo, a também judoca Catarina Costa, na competição de -48 kg, e o lutador Rui Bragança, nas provas de -58kg.

O único campeão olímpico português em atividade, Nelson Évora, tal como Pedro Pablo Pichardo, tem a final do triplo salto marcada para quinta-feira 05 de agosto, dois dias depois de enfrentar a qualificação.

Nesse dia 03 de agosto, Fernando Pimenta, que conquistou a medalha de prata em K2 1.000 metros (com Emanuel Silva), enfrenta a final da mesma distância, mas a solo, em K1 1.000, um dia depois de disputar o apuramento para a regata decisiva, igualmente no centro de canoagem de Kasai.

No primeiro dia, além da disputa pelas medalhas, também a seleção portuguesa de andebol cumpre a estreia oficial de uma modalidade coletiva de pavilhão, frente ao Egito, no Ginásio Nacional Yoyogi, às 19:30 locais (11:30 em Lisboa).

Igualmente em ação vão estar Tiago Apolónia, Fu Yu e Shao Jieni, no torneio individual de ténis de mesa - Marcos Freitas entra em prova na terceira ronda -, os tenistas Pedro Sousa e João Sousa, os remadores Pedro Fraga e Afonso Costa e a equipa nacional de ensino equestre.

O primeiro domingo dos Jogos, dia 25 de julho, vai marcar a estreia olímpica do surf, em que Portugal conta com Frederico Morais, Teresa Bonvalot e Yolanda Sequeira, e do skate, com Gustavo Ribeiro, num dia em que também Filipa Martins disputa a qualificação, no centro de ginástica Ariake.

A final do concurso completo de ginástica artística está marcada para quinta-feira, 29 de julho, dia em que entra em prova das grandes ‘esperanças’ lusas, o bicampeão do mundo de judo em -100 kg, Jorge Fonseca.

Tamila Holub abre a participação lusa na natação, no centro aquático de Tóquio, na segunda-feira, dia 26, com Diana Durães, nas eliminatórias dos 1.500 metros, e encerra, no sábado seguinte, dia 31, caso se qualifique para a final dos 800 metros livres.

Nessa altura já o calendário de atletismo começou, cabendo a Lorene Bazolo a estreia na pista do Estádio Olímpico, na sexta-feira, dia 30, o mesmo em que Patrícia Mamona e Susana Costa tentam superar a qualificação no triplo. A final dos 100 metros femininos encerra o programa do sábado seguinte, enquanto o triplo fecha o de domingo.

Esse vai ser o dia da final do lançamento do peso, em que é esperada a presença da lusa Auriol Dongmo, que chega à capital nipónica, com a quarta melhor marca do ano, e também o do último jogo da seleção de andebol na primeira fase, diante da seleção anfitriã, às 09:00 locais (01:00 em Lisboa).

Bem longe do Estádio Olímpico, em Sapporo, o veterano João Vieira vai disputar a prova de 50 quilómetros de marcha, em 06 de julho, um dia antes de Carla Salomé Rocha, Sara Catarina Ribeiro e Sara Moreira enfrentarem os 42,195 quilómetros da maratona, a única prova em que Portugal já conquistou dois títulos olímpicos.

Nessa sexta-feira, 06 de agosto, Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela tentam levar o K4 500 metros luso à final, marcada para sábado, dia da final e do jogo de atribuição da medalha de bronze no andebol.

A ‘agenda’ lusa encerra com Maria Martins, que vai estrear o ciclismo de pista português em competições olímpicas, no domingo 08 de agosto, dia da cerimónia de encerramento dos Jogos Tóquio-2020, 364 dias depois do previsto, devido ao adiamento provocado pela pandemia de covid-19.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?