loading

Síntese: Sentimentos diferentes para Sporting e FC Porto, PSG empata

Sporting e FC Porto tiveram sentimentos diferentes na primeira jornada da Liga dos Campeões em futebol, com os 'leões' goleados no seu terreno pelo Ajax e os 'dragões' a conquistarem excelente empate na casa do Atlético de Madrid.

Síntese: Sentimentos diferentes para Sporting e FC Porto, PSG empata

O Paris Saint-Germain, principal favorito da competição nas casas de apostas, empatou na Bélgica, no que foi a primeira vez que Lionel Messi jogou na 'Champions' sem ser pelo FC Barcelona (150 jogos – 149+1), enquanto Liverpool e Manchester City comprovaram a força do futebol inglês, ante AC Milan e RB Leipzig, respetivamente.

Quatro anos depois, o Sporting regressou à 'Champions' e as coisas não lhe correram bem no estádio José Alvalade, batido por 5-1 num jogo em que o franco-marfinense Sebástien Heller fez 'poker' e o Ajax mostrou muita qualidade a nível ofensivo.

O brasileiro Antony, na direita, foi um desequilibrador, sempre no apoio a Heller, jogador nascido em França, mas que preferiu ser internacional pela Costa do Marfim.

Aos 27 anos, depois de não ter tido o sucesso que queria no West Ham, Heller encontra em Amesterdão um recomeço de carreira, de que são exemplo os golos apontados em Alvalade, aos 02, 09, 51 e 63 minutos. O outro golo do Ajax foi de Steven Berghuis, aos 39.

O Sporting marcou por Paulinho, aos 33 minutos, e viu um golo ser anulado na segunda parte, por fora de jogo, no que seria o 2-3 no marcador. Com um remate de Pedro Porro ao poste, os 'leões' podem queixar-se de alguma infelicidade.

No outro jogo do Grupo C, o Borussia Dortmund ganhou por 2-1 em Istambul, ao Besiktas, sem grandes problemas.

O inglês Jude Bellingham (20) e o norueguês Erling Halland (45+3) fizeram os golos da equipa visitante, com o Besiktas a reduzir mesmo no fim, pelo espanhol Javi Montero (90+4).

Para o Grupo B, que foi considerado o 'grupo da morte' pelo valor das quatro equipas, o FC Porto arranca com um 'nulo' no terreno do campeão de Espanha e até esteve bem perto de ganhar a partida.

Com efeito, o árbitro, após demorada consulta ao VAR, acabou por anular um golo ao iraniano Mehdi Taremi, perto do final de uma partida em que João Félix foi titular, substituído nos 'colchoneros', pelo regressado Griezmann, muito vaiado após as épocas em que esteve no FC Barcelona.

Em contrapartida, não faltaram golos em Anfield Road, onde o Liverpool bateu o AC Milan por 3-2, recuperando de uma desvantagem de 2-1 ao intervalo.

O Liverpool adiantou-se com um autogolo de Tomori, aos nove minutos, e os milaneses empataram aos 42, graças ao croata Ante Rebic, com assistência do português Rafel Leão, antes do espanhol Brahim Diaz, adiantar os visitantes, aos 44.

O egípcio Mohamed Salah, que tinha falhado uma grande penalidade na primeira parte, redimiu-se, aos 48, e Jordan Henderson fez o golo da vitória do Liverpool, aos 69.

Além de Rafael Leão, outro português esteve no jogo - Diogo Jota, titular do Liverpool.

Sem grande chama, o Paris Saint-Germaim empatou em Brugge, 1-1, no que foi o primeiro jogo completo de Lionel Messi pelos parisienses, jogando ao lado de Neymar e Mbappé, que fez a assistência para o primeiro golo e saiu lesionado.

O espanhol Ander Herrera adiantou, aos 15 minutos, os visitantes, e Hans Vaneken fixou o resultado, aos 27, num jogo em que Nuno Mendes e Danilo Pereira começaram o jogo no banco dos parisienses, acabando ambos por ser lançados em jogo.

Também para o Grupo A, o Manchester City conseguiu a goleada da noite, com 6-3, em partida em que brilharam dois jogadores lusos pelo City - João Cancelo fez um dos golos e Rúben Dias assegurou duas assistências.

Bernardo Silva também foi titular pelos 'citizens', enquanto pela equipa germânica jogou André Silva.

Na primeira parte, os golos da equipa da casa foram do holandês Nathan Aké (16), do francês Nordi Mukiele (28, na própria baliza) e do argelino Ryad Mahrez (45+2 de grande penalidade).

Jack Grealish, a transferência 'milionária' do verão, 114 milhões de euros, fez o quarto do City, a passe de Ruben Dias. Perto do fim, a formação de Manchester apontou mais dois, por João Cancelo (75) e pelo brasileiro Gabriel Jesus (85).

O francês Christopher Nkuntu apontou os três golos do Leipzig, nos minutos 42, 51 e 73.

Para o Grupo D, o brasileiro Rodrygo valeu uma importante vitória ao Real Madrid, em Milão, na casa do Inter, ao marcar o único golo da partida, aos 89 minutos.

Mais cedo, o estreante Sheriff Tiraspol, da Moldávia, tinha batido por 2-0 o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

O maliano Adama Traoré fez o primeiro, aos 16 minutos, e o guineense Momo Yansane o segundo, aos 62.

Um jogo 'estranho', já que o Sheriff entrou em campo sem moldavos na equipa, enquanto o Shakhtar deu a titularidade a oito brasileiros.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?