loading

Crónica: Famalicão incisivo castiga sem piedade noite de pesadelo do Boavista

O Famalicão prolongou hoje a melhor série de resultados na atual edição da I Liga, ao golear um penoso Boavista por 5-2, num encontro da 11.ª jornada, em que materializou os habituais períodos de bom futebol com rara eficácia.

Crónica: Famalicão incisivo castiga sem piedade noite de pesadelo do Boavista

No Estádio do Bessa, um ‘bis’ do francês Simon Banza, aos 16 e 48 minutos, e os golos de Pedro Brazão, aos três, Alexandre Penetra, aos 44, e Pêpê Rodrigues, aos 72, conduziram os minhotos ao segundo triunfo na prova e ao 12.º lugar, com 10 pontos.

Já os portuenses, cuja noite de pesadelo foi minimizada pelos tentos do croata Petar Musa, aos 44 minutos, e do gambiano Yusupha, aos 74, e acentuada com as expulsões do norte-americano Reggie Cannon, aos 57, e do uruguaio Rodrigo Abascal, aos 90+3, continuam sem triunfar para o campeonato há oito rondas e seguem em nono, com 11.

Sem vencerem há quase dois meses e meio perante os seus adeptos, os ‘axadrezados’ optaram por modificar a estrutura tática, ao recuperarem uma defesa a quatro, tendo em conta o regresso aos relvados de Tiago Ilori, face à lesão de última hora de Javi García.

Só que, mal o ponteiro havia dado três voltas completas, já os famalicenses estavam a ganhar, com Heriberto a intercetar um passe atrasado de Tiago Morais e Simon Banza a atirar para defesa de Alireza Beiranvand, incapaz de suster a recarga de Pedro Brazão.

A vantagem madrugadora galvanizou o conjunto de Ivo Vieira, com Alex Nascimento e Iván Jaime de volta à titularidade, cuja abordagem impiedosa na invasão ao último terço voltou a fazer mossa perto do quarto de hora, punindo novo erro individual do Boavista.

Sobressaindo outra vez na recuperação, Heriberto desarmou Gaius Makouta e descobriu Pedro Brazão, que assistiu o sexto golo de Simon Banza, para ficar a um de igualar os portistas Mehdi Taremi e Luis Díaz no topo dos melhores marcadores do campeonato.

João Pedro Sousa, em noite de reencontro com o Famalicão, lamentava a tremenda passividade dos anfitriões, cenário que disseminou frustração nas bancadas e que Gustavo Sauer tentou contrariar, ao rematar para defesa atenta de Luiz Júnior, aos 19 minutos.

Depois do início arrasador, os minhotos foram gerindo o ritmo do jogo conforme a sua conveniência, sem perderem de vista espaços para progredir, como aos 35 minutos, quando Banza voltou a marcar em contra-ataque, mas desta vez em posição irregular.

Tiago Ilori refletiu a noite desastrosa das ‘panteras’, ao ressentir-se das limitações físicas antes do intervalo, sendo rendido por Nathan, que, aos 44 minutos, tabelou com Tiago Morais e, após um ressalto, viu a bola sobrar para a finalização certeira de Petar Musa.

Esse lance poderia elevar a incerteza na segunda etapa, mas, já dentro do período de compensação, Pêpê Rodrigues bateu um livre pela esquerda e Alexandre Penetra cabeceou sem marcação ao segundo poste, devolvendo maior conforto ao Famalicão.

Novo ‘lance de laboratório’ nascido nos pés de Pêpê agudizou o desnível em campo na abertura do reatamento, com Alex Nascimento a amortecer de cabeça ao segundo poste para a emenda fácil de Simon Banza, que se juntava ao topo dos ‘artilheiros’ da prova.

Como se não bastasse, o Boavista viu Reggie Cannon ser expulso aos 57 minutos, após derrubar Iván Jaime, que seguia isolado, e sofreu o quinto golo aos 72, graças a nova perda de bola no meio-campo, com Ivo Rodrigues a servir na esquerda o tento de Pêpê.

Ato contínuo, Yanis Hamache lançou em profundidade Yusupha, que faturou diante de Luiz Júnior, num lance inicialmente anulado por fora-de-jogo, mas revertido com recurso ao videoárbitro, ‘selando’ a marcha do marcador mais volumosa desta edição da I Liga.

Desnorteados com tanta contrariedade, os pupilos de João Pedro Sousa terminaram a invencibilidade caseira na prova com nove unidades, por acumulação de amarelos de Abascal, e ânimos bem diferentes de uma equipa de Ivo Vieira em franca recuperação.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?