loading

QF Europeu Sub-17: Portugal vence País de Gales e segue em frente no apuramento

A seleção portuguesa de sub-17 bateu hoje a congénere do País de Gales, por 2-0, no Estádio Algarve, garantindo a passagem à Ronda de Elite de apuramento para o Europeu do escalão.

QF Europeu Sub-17: Portugal vence País de Gales e segue em frente no apuramento

No jogo da segunda jornada do Grupo 11 da primeira fase de qualificação, decidido com golos de Diogo Monteiro (18 minutos) e Rodrigo Ribeiro (86), o ascendente português foi a tónica dominante praticamente desde o minuto inicial, mas a falta de eficácia impediu um resultado mais volumoso.

Portugal, que lidera o grupo com seis pontos, garantiu o ‘passaporte’ para a Ronda de Elite – será, na pior das hipóteses, um dos quatro melhores terceiros classificados entre os 13 grupos –, encerrando esta primeira fase com a Ucrânia, na terça-feira, de novo no Estádio Algarve.

O ascendente dos jogadores orientados por José Lima sentiu-se desde o primeiro apito do árbitro austríaco Christian-Petru Ciochirca e, ao décimo minuto, já Portugal somava meia dúzia de remates perigosos, com o ponta de lança José Rodrigues em evidência (03 e 08).

Com um futebol ao primeiro toque, de constantes movimentações e com presença muito ofensiva dos laterais, o conjunto português aplicava uma pressão em certos momentos asfixiante, obrigando a defesa galesa a muito trabalho.

Depois de tentativas de João Conceição (11), por cima, e de Ivan Lima (16) e Afonso Moreira (17), travadas pelo guardião Camis, o ascendente português deu, finalmente, frutos aos 18 minutos, com um cabeceamento certeiro de Diogo Monteiro, após canto de João Gonçalves.

O fulgor português diminuiu com o primeiro golo, mas por escassos minutos, pois a seleção portuguesa voltou a intensificar o assédio à baliza após a meia hora, obrigando Oliver Camis a somar várias boas defesas, nos ‘tiros’ de João Gonçalves (33), João Conceição (43) e Ivan Lima (44).

O início de segunda parte não fugiu à regra, embora em menor intensidade, com José Rodrigues (46), João Veloso (55) e Afonso Moreira (66) a somarem oportunidades desperdiçadas.

A vantagem pela margem mínima pareceu enervar os portugueses durante alguns minutos e, aos 76, Cole Fleming desperdiçou uma grande oportunidade para igualar: o guardião Diogo Fernandes ‘encheu’ a baliza para travar o remate do dianteiro.

A tranquilidade portuguesa chegou, por fim, aos 86, com o 2-0, assinado pelo suplente Rodrigo Ribeiro após jogada de Leonardo Barroso, e nos descontos Guilherme Santos viu George Abbott evitar o terceiro em cima da linha de baliza.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?