loading

Crónica: Boavista goleia Braga e prossegue melhor prestação na Taça da Liga

O Boavista apurou-se hoje pela primeira vez para as meias-finais da Taça da Liga de futebol, ao golear o Sporting de Braga 5-1, castigando com tamanha eficácia ofensiva o vencedor da prova em 2012/13 e 2019/20.

Crónica: Boavista goleia Braga e prossegue melhor prestação na Taça da Liga

No Estádio do Bessa, no Porto, os golos dos brasileiros Gustavo Sauer, aos 20 e 63 minutos, e Nathan, aos 50, do croata Petar Musa, aos 32, e do gambiano Yusupha, aos 34, ajudaram os ‘axadrezados’ a vencer pela primeira vez após nove jogos, desde 23 de setembro, quando triunfaram em Paços de Ferreira (2-1) para a mesma competição.

Iuri Medeiros, de penálti, aos 53 minutos, ‘assinou’ o tento dos ‘arsenalistas’, finalistas vencidos em 2020/21, que tentavam o nono acesso às meias-finais, mas falharam o segundo objetivo da época, depois de perderem a Supertaça frente ao Sporting (2-1)

O Boavista, que jogava com dois resultados possíveis, saiu por cima no grupo C, com seis pontos, contra um dos ‘castores’ e do Braga, e marcou encontro com o Benfica, recordista de troféus da Taça da Liga, com sete, em 25 de janeiro de 2022, em Leiria.

Depois de ter ‘poupado’ alguns titulares no desaire com o FC Porto, na 14.ª jornada da I Liga, Carlos Carvalhal devolveu Raul Silva, Diogo Leite, Yan Couto, Iuri Medeiros e Vítor Oliveira ao ‘onze’, do qual Galeno e André Castro continuam ausentes, por lesão.

Tiago Sá, habitual escolha nos desafios das taças, substituiu Matheus na baliza e viu-se impotente aos 20 minutos para travar o golo ‘picado’ de Gustavo Sauer, que escapou à defensiva, após uma receção defeituosa de Raul Silva ao passe atrasado de Al Musrati.

Esse revés manietou o início pressionante dos minhotos, que, 10 minutos antes, tiveram uma incursão de Yan Couto a esbarrar em Rafael Bracali, que supriu o lesionado Alireza Beiranvand, num duelo em que Petit voltou a contar com Gaius Makouta e Petar Musa.

Suspenso na derrota frente ao Sporting (0-2), o croata faturou pelo quarto jogo seguido, aos 32 minutos, quando, desmarcado pelo congolês, escapou a Raul Silva e contornou a saída precipitada de Tiago Sá da área, atirando a contar para o fundo da baliza vazia.

O Braga vivia momentos conturbados, agudizados instantes antes com a saída por lesão de Vítor Oliveira, e sofreu o terceiro golo do Boavista aos 34 minutos, com Yusupha a intercetar um passe de André Horta para marcar num ‘tiro’ rasteiro pleno de colocação.

Carlos Carvalhal introduziu Mario González no reatamento, desfazendo o trio de centrais, mas abriu brechas na retaguarda e voltou a ser apanhado em contrapé aos 50 minutos, com Sauer a lançar pela direita Nathan, que fugiu a Diogo Leite e ‘fuzilou’ para o 4-0.

Ato contínuo, o brasileiro fez penálti sobre Ricardo Horta, que atirou inicialmente para defesa de Bracali, embora fosse travado por Jackson Porozo quando tentava a recarga, deixando nova tentativa para Iuri Medeiros, que converteu o tento de honra minhoto.

Nem a expulsão de Petit por protestos abalou o Boavista, que completou a ‘mão cheia’ aos 63 minutos, com Musa a impor-se a Diogo Leite para oferecer à saída de Tiago Sá o ‘bis’ de Gustavo Sauer, ‘selando’ o resultado mais volumoso das ‘panteras’ em 2021/22.

Reflexo do irreconhecível Sporting de Braga foi o ‘falhanço’ de Mario González, aos 86 minutos, quando tinha tudo para bater Rafael Bracali, que ainda se aplicou a remates de Iuri Medeiros e Diogo Leite nos descontos, já depois de Paul Ntep abanar o poste, aos 80.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?