loading

Crónica: Sporting vence Famalicão e perde Porro para o clássico com o FC Porto

Sarabia e Matheus Reis deram hoje a vitória ao Sporting na receção ao Famalicão, por 2-0, na 21.ª jornada da I Liga de futebol, em que os minhotos desperdiçaram uma grande penalidade e os ‘leões’ ficaram sem Porro.

Crónica: Sporting vence Famalicão e perde Porro para o clássico com o FC Porto

Em vésperas do embate com o líder do campeonato FC Porto, com mais seis pontos do que o Sporting, as dores de cabeça do treinador Rúben Amorim poderão não se ficar por aqui já que, além da ausência certa de Porro, por completar uma série de cartões amarelos, Pedro Gonçalves saiu com queixas na coxa esquerda, durante a segunda parte.

Pablo Sarabia, de grande penalidade, aos seis minutos, inaugurou o marcador e Matheus Reis, aos 63, assinou o segundo golo num triunfo que quebra também uma série de quatro jogos do Sporting a sofrer golos: derrota com o Sporting de Braga (2-1) e três vitórias diante do Santa Clara (2-1), Benfica (2-1) e Belenenses SAD (4-1).

Esta noite, em relação ao último jogo (Belenenses SAD), o Sporting fez três alterações. Saíram Neto, Nuno Santos e Ugarte e figuraram na equipa inicial Coates, Matheus Reis e Palhinha.

Por sua vez, Rui Pedro Silva promoveu a estreia do ‘reforço’ de inverno João Carlos Teixeira (ex-Feyenoord) e chamou ao ‘onze’ Pêpê Rodrigues, que renderam Gustavo Assunção e Ivan Jaime, em relação ao nulo com o Arouca.

Com Slimani no banco, a entrada do Sporting não podia ter sido mais positiva. Paulinho foi rasteirado por Adriàn Marín, aos quatro minutos, e o árbitro setubalense André Narciso assinalou grande penalidade. Na conversão, aos seis, Sarabia não perdoou e bateu Luiz Júnior, somando o sexto golo na conta pessoal na I Liga esta temporada.

Os famalicenses mantiveram-se focados, a pressionar alto e a procurar jogar no meio-campo do adversário, procurando equilibrar as forças com os campeões nacionais. Aos 30 minutos, João Carlos Teixeira, na direita, entrou na área e com o pé esquerdo testou os reflexos de Antonio Adán.

Aliás o guarda-redes do Sporting acabaria por ser o herói da primeira parte, e de certa forma do jogo, ao defender uma grande penalidade, aos 45+6 minutos, cobrada por Simon Banza a castigar falta de Pedro Porro sobre Pêpê Rodrigues, após intervenção do videoárbitro (VAR) liderado por Bruno Esteves.

Na segunda parte, as ações de jogo mantiveram-se dividas e aos 56 minutos o Sporting perdeu a utilização de Pedro Porro para o clássico da próxima jornada com o FC Porto, depois de ter visto cartão amarelo e completado o conjunto de cinco por falta sobre Bruno Rodrigues.

Perante esta ‘baixa’ e por precaução, o treinador Rúben Amorim substituiu pouco depois João Palhinha, também ele ‘à bica’, colocando em campo Ugarte.

Coincidentemente, logo a seguir, os ‘leões’ ampliaram a contagem por intermédio de Matheus Reis, aos 63, ao aproveitar uma sobra de bola depois de um pontapé de canto.

O Famalicão bem tentava ombrear com o Sporting (ambas equipas tiveram cinco remates enquadrados no jogo), mas a letalidade dos visitados, somada à boa exibição de Adán, acabou por matar as aspirações dos antepenúltimos classificados, com 17 pontos.

A chamada de Slimani ao jogo levou os adeptos presentes em Alvalade ao rubro, comemorando como se de um golo se tratasse, mas o resultado estava feito. Contudo ficou o teste do reforço argelino a fazer dupla no ataque com Paulinho.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?