loading

Crónica: Henrique Gomes tira 'coelho da cartola' e cola Gil Vicente ao Braga

Um golo de Henrique Gomes perto do fim deu ao Gil Vicente uma vitória por 1-0 em casa do Sporting de Braga, na 26.ª jornada, reduzindo a distância entre as equipas na I Liga.

Crónica: Henrique Gomes tira 'coelho da cartola' e cola Gil Vicente ao Braga

O lance que decidiu um jogo equilibrado surgiu aos 89 minutos, poucos segundos depois do seu autor ter entrado em campo: Henrique Gomes foi ganhando metros com a bola e, fora da área, desferiu o remate que encurta para apenas um ponto a distância entre as duas equipas (46/45) e ‘aquece’ a luta pelo quarto lugar até ao fim do campeonato.

O Gil Vicente continua a sua fantástica caminhada em 2021/22 e não perde há 11 jornadas consecutivas (sete vitórias e quatro empates), registando apenas uma derrota (3-0 com o Sporting, em casa) nas últimas 17 rondas.

Já os bracarenses, que vinham de uma vitória caseira com o Mónaco, na quinta-feira (2-0), na primeira mão dos ‘oitavos’ da Liga Europa, levam três jogos seguidos sem ganhar (uma derrota e dois empates) na I Liga.

No ‘onze’ do Sporting de Braga, destaque para a estreia a titular de Buta, jovem de 19 anos que jogou como terceiro central, à esquerda, enquanto no Gil Vicente nota para o regresso à baliza de Frelih, após lesão - o guardião esloveno não jogava desde a 19.ª jornada, na receção ao Portimonense (vitória por 1-0, em 23 de janeiro).

A equipa da casa entrou a todo o gás, talvez antecipando a quebra física na segunda parte por causa do jogo ‘europeu’.

Aos oito minutos, Iuri Medeiros teve no pé esquerdo a primeira e melhor oportunidade da primeira, mas o ‘canhoto’ permitiu a defesa a Frelih após passe de Al Musrati.

Cinco minutos depois, Vítor Oliveira, de calcanhar, após cruzamento de Yan Couto, voltou a desperdiçar uma boa ocasião para os bracarenses – Frelih tapou novamente a baliza gilista.

Algo ‘atordoado’, o Gil Vicente demorou a encontrar-se no jogo, mas começou a sair em contra-ataque com muito perigo.

Aos 24 minutos, Pedrinho rematou com muita força, mas à figura de Matheus, num livre direto, e dois minutos depois Leautey atirou cruzado às malhas laterais, após grande passe de Pedrinho.

O Sporting de Braga já não ‘sufocava’ o Gil Vicente como no início, mas ainda viu Rodrigo Gomes, com muito espaço na área, definir mal o remate (43).

A segunda parte abriu com um desvio subtil de Fran Navarro, após assistência de Fujimoto, a rasar o poste da baliza ‘arsenalista’.

O Sporting de Braga respondeu com um cabeceamento de Tormena em ótima posição, mas por cima, após canto curto (54).

Samuel Lino desperdiçou soberana ocasião, aos 59 minutos, após rápido contra-ataque do Gil Vicente e, logo a seguir, foi o Sporting de Braga a estar muito perto do golo, por Iuri Medeiros (63).

O Gil Vicente esteve muito perto de marcar, aos 73 minutos, mas Samuel Lino voltou a ser muito perdulário após passe a ‘rasgar’ de Fujimoto.

Já com as cinco substituições feitas para refrescar a equipa do Sporting de Braga, Abel Ruiz falhou o desvio para a baliza, já na pequena área, depois de cruzamento tenso de Vítor Oliveira (82).

Ricardo Soares, a quem Carlos Carvalhal afirmou na véspera que se deveria atribuir o ‘título’ de treinador do ano, mexeu mais tarde na equipa, mas foi precisamente uma dessas alterações que se revelou decisiva.

O lateral esquerdo Henrique Gomes entrou para o lado direito aos 88 minutos e, poucos segundos depois, pegou na bola, passou por dois adversários e, de zona central, fora da área, rematou forte e indefensável para Matheus (89).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?