loading

Crónica: Golo de Toni Martínez ‘carimba’ presença do FC Porto na final da Taça

O FC Porto garantiu hoje a presença na final da Taça de Portugal, depois de vencer o Sporting, por 1-0, em partida da segunda mão das ‘meias’ da prova, com um golo de Toni Martínez.

Crónica: Golo de Toni Martínez ‘carimba’ presença do FC Porto na final da Taça

O avançado espanhol dos ‘dragões’, lançando na ponta final do desafio, apontou o golo solitário aos 82 minutos, ampliando a vantagem que os nortenhos traziam da primeira mão da eliminatória, em Alvalade, quando venceram por 2-1, no início de março.

Com este desfecho, os ‘azuis brancos, que garantiram a sua 32.ª presença no Jamor, vão defrontar o Tondela, também da I Liga, que na outra meia-final da prova eliminou o Mafra, do segundo escalão nacional.

Os dois técnicos apresentaram para este desafio ‘onzes’ semelhantes aos utilizados nos últimos compromissos do campeonato, com Sérgio Conceição a trocar apenas Diogo Costa por Marchesin na baliza, e a poder contar com o central Pepe, que viu o Tribunal Administrativo do Sul aceitar uma providência cautelar, interposta pelo FC Porto, que suspendeu o castigo de 23 dias aplicado pelo COnselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Já do lado Sporting, Rúben Amorim, que integrou nas opções Matheus Reis e Tabata, também alvo de recursos que suspenderem os respetivos castigos, operou duas mexidas na equipa titular, com o lateral brasileiro e Manuel Ugarte a entrarem para os lugares de Nuno Santos e João Palhinha.

Apesar das duas equipas se apresentarem com elementos rotinados, o jogo começou numa toada 'morna', com ambas a evitarem correr riscos, precipitando um futebol muito ‘embrulhado’ no meio-campo e sem evidentes situações de golo.

Ainda assim, os ‘leões’ conseguiam ser um pouco mais aventureiros a tentarem pisar terrenos mais adiantados, mas, invariavelmente, deparavam-se com um FC Porto bem organizado na defesa, concedendo poucos espaços.

A única vez, na primeira parte, que os lisboetas conseguiram desequilibrar, Sarabia, a passe de Pedro Gonçalves, introduziu a bola na baliza contrária, mas o lance acabou anulado por fora do jogo do espanhol.

Do outro lado, os ‘azuis e brancos’ também não conseguiam melhor no despenho ofensivo e apenas criaram a sua primeira situação de perigo aos 38 minutos, num remate de Zaidu, que, em boa posição, atirou ao lado da baliza de Adán.

Ainda antes do intervalo, o conjunto portista voltou a ameaçar, num remate ao lado de Fábio Vieira, mantendo o 'nulo' até ao descanso.

No reatamento, e apesar de ser o Sporting a necessitar de correr mais riscos para inverter a desvantagem na eliminatória, conseguindo mesmo criar uma situação em que Matheus Nunes foi incapaz de 'ultrapassar' Diogo Costa, foi o FC Porto a surgir mais forte a a pisar terrenos adiantados, causando perigo para baliza de Adán, com dois 'tiros' de Fábio Vieira e Vitinha.

Já o conjunto de Alvalade não conseguia sacudir a pressão imposta pelo adversário, e ao concentrar atenção nas manobras defensivas sentia dificuldades para armar os seus contra-ataques, sendo inoperante em termos ofensivos.

Com mais posse de bola e oportunidades de golo, os ‘dragões’ mandavam no desafio, e, sem surpresa, chegaram à vantagem, já aos 82, num remate de Toni Martínez, que tinha sido lançado no jogo um minuto antes.

O Sporting já não teve força para recuperar deste golpe, e acabou mesmo por ficar reduzido a dez unidades, aos 89 minutos, com expulsão, com vermelho direto, a Pedro Porro, permitindo que, até ao final, fosse o FC Porto a rondar o segundo golo.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?