loading

I Liga (balanço): Sporting falha o 'bi' mas continua na 'Champions'

O Sporting falhou o bicampeonato de futebol, o principal objetivo da época e algo que não alcança há quase 70 anos, mas assegurou a Liga dos Campeões, numa época marcada pelo ‘desaparecimento’ de Pote e o ‘caso’ Slimani.

I Liga (balanço): Sporting falha o 'bi' mas continua na 'Champions'

Na segunda temporada completa de Rúben Amorim, que em 2020/21 levou o clube de Alvalade ao título nacional após 19 anos de ‘jejum’, os ‘leões’ cedo confirmaram que estavam novamente na luta pela I Liga, tendo realizado uma primeira volta de grande nível, mas acabaram por dar um valente ‘tropeção’ em janeiro, sofrendo duas derrotas, situação que acabou por ser determinante nas contas finais.

O Sporting falhou a reconquista do campeonato, mas, com o segundo lugar, manteve a presença na Liga dos Campeões, situação sempre muito importante, a nível desportivo e também financeiro.

Em Alvalade por empréstimo do Paris Saint-Germain, o espanhol Pablo Sarabia acabou por ser a principal figura do Sporting, ao apontar 15 golos, beneficiando do ‘apagão’ de Pedro Gonçalves, que, com oito, ficou bem longe do alcançado em 2020/21, quando foi o melhor marcador, com 23.

Paulinho, com 11 golos e muitos ‘falhanços’ à mistura, ficou também distante do que era esperado, sobretudo quando tem o ‘rótulo’ do jogador mais caro da história do clube - contratado ao Sporting de Braga por 16 milhões de euros, em janeiro de 2021.

Do lado positivo, Matheus Nunes conquistou o meio-campo e, junto com Sarabia, foi dos melhores, enquanto brasileiro Matheus Reis e o uruguaio Ugarte, contratado ao Famalicão, deixaram boas impressões.

No final de janeiro, os adeptos celebraram o regresso do avançado argelino Slimani, que tinha deixado saudades depois da primeira passagem, entre 2013 e 2016, mas desta vez tudo acabou por correr mal.

O avançado ainda assinou quatro golos em nove jogos na I Liga, mas a relação com Rúben Amorim depressa ‘azedou’ e o técnico português acabou mesmo por afastar o jogador de 33 anos dos treinos e também dos planos para a próxima época.

Desde o ‘tetra’ (1950 a 1954), o Sporting nunca mais conquistou dois campeonatos seguidos e partiu para esta edição da I Liga com o objetivo de terminar com essa longa espera.

Na primeira volta, voltou a aparecer forte e sobretudo regular, assinado 14 vitórias – 11 delas consecutivas - e dois empates, incluindo triunfos na Luz sobre o Benfica (3-1) e no Minho perante o Braga (2-1).

Contudo, tudo mudou no arranque do novo ano, primeiro com um desaire nos Açores com o Santa Clara (3-2), no jogo que encerrou a primeira volta, e, pouco depois, em Alvalade, quando o Braga ‘vingou’ o desaire em casa, vencendo pelo mesmo resultado (2-1).

O Sporting passou a estar na perseguição ao FC Porto, que se foi mostrando vitorioso e imbatível, incluindo no duelo entre as duas equipas no Dragão (2-2), num encontro em que os ‘leões’ estavam obrigados a vencer para relançar o campeonato.

Na 30.ª jornada, as poucas esperanças que ainda existiam ficaram totalmente perdidas, com nova derrota em casa, desta vez perante o eterno rival Benfica (2-0).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?